Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA participa de obra sobre educação na Amazônia Legal
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA participa de obra sobre educação na Amazônia Legal

Professores e alunos do Instituto contribuíram com capítulos do livro, que reuniu 47 pesquisadores de diversas instituições
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 20/04/2020 18h05
  • última modificação 20/04/2020 18h05

Imprimir
Servidores docentes e estudantes do IFMA (ver abaixo) contribuíram para a realização do livro “Ensino, Pesquisa e Extensão nos Institutos Federais da Amazônia Legal”, que aborda a educação pública nessa região do país. Publicada recentemente, a obra reúne o trabalho de 47 pesquisadores de diversas instituições.

De acordo com a sinopse da publicação, trata-se de uma “coletânea de diversas áreas e temas, que por se tratar de mediações da práxis social, podem ser tomados como objetos de conhecimento e, assim, de ensino e aprendizagem, em diferentes perspectivas”.

Com organização dos pesquisadores Éder Carlos Cardoso Diniz e Maristela Abadia Guimarães, respectivamente dos institutos federais de Rondônia (IFRO) e do Mato Grosso (IFMT), o livro tem o trabalho da capa assinado por Helton Pereira Bastos (programador visual) e Moisés de Jesus (diagramador), ambos servidores do IFMT. Há previsão de lançamento durante a 13ª edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (XIII CONNEPI), programado pelo IFRO para acontecer nos dias 25 a 28 de agosto, em Porto Velho.

É possível conhecer um pouco da obra através das redes sociais, ou adquirir o volume pela página eletrônica da Paco Editorial.

São os seguintes capítulos que contam com a participação de pesquisadores do IFMA:

Reaproveitamento do óleo residual de frituras para a fabricação de sabão, utilizando detergente, desinfetante e água sanitária como valor agregado ao projeto

Natanael Mendes Corrêa Filho e Paulo Batalha Gonçalves (Centro Histórico)

Educação ambiental contextualizada: Etapa I – O Morro da Ladeira

Éville Karina Maciel Delgado Ribeiro Novaes (Barreirinhas); e estudantes Breno Nunes Costa, Edicarlos da Silva Gomes, Tatiana Sousa Silva (Licenciatura em Ciências Biológicas)

Coworking IFMA: um projeto de extensão multilateral

Ivanilde Cordeiro Pacheco (Centro Histórico), Bruna Elizama Rocha de Melo (São José de Ribamar); e estudante Abel César de Sousa Medeiros (Técnico em Logística)

Criação dos Institutos Federais e as mudanças na natureza do trabalho docente: uma análise no Instituto Federal do Maranhão

Elen de Fátima Lago Barros Costa (Monte Castelo); e Maria Cristina dos Santos Bezerra (Docente da UFSCar)

Fim do conteúdo da página