Página Inicial > Notícias > Auxilio Emergencial beneficiará mais de seis mil estudantes no IFMA

Auxilio Emergencial beneficiará mais de seis mil estudantes no IFMA

Reitoria já descentralizou o orçamento na ordem de mais de R$ 2,2 milhões aos 29 campi da instituição. Serão duas parcelas no valor cada uma de R$ 180.00 aos selecionados.
  • publicado 29/04/2020 21h40
  • última modificação 29/04/2020 22h24

Mais de 6.200 estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) serão contemplados com Auxílio Financeiro Emergencial. A ação visa auxiliar na alimentação e proporcionar mais dignidade social aos estudantes em situação de vulnerabilidade durante o período de isolamento social e da emergência de saúde pública em razão da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). A Reitoria do IFMA já descentralizou orçamento na ordem de mais de R$ 2,2 milhões aos 29 campi da instituição. O auxílio será pago em duas parcelas no valor de R$ 180,00, nos meses de maio e junho. A relação dos beneficiados será publicada ao longo dos próximos dias no Portal do IFMA.

Dados coletados pela DAE/PROEN apontam que aproximadamente 80% dos discentes do IFMA vivenciam uma realidade de vulnerabilidade e com renda per capita de até meio salário mínimo. Somente em 2019 foram mais de 11 mil estudantes beneficiados nos vários programas de assistência primária ofertados pela instituição (auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio moradia, bolsa de estudos e bolsa Proeja).

Para implementar a ação, o Reitor do IFMA, na condição de presidente do Conselho Superior, aprovou alterações na resolução que trata da Política de Assistência ao Educando. O novo ato normativo passou a incluir a previsão do programa de Auxílio Financeiro Emergencial, para proteção social aos discentes em situações de calamidade pública (pandemias, endemias, enchentes, entre outras).

Público-alvo

O Auxílio Financeiro Emergencial é destinado aos estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio e superior no primeiro semestre do ano letivo de 2020 e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

A relação dos beneficiários será elaborada pelo setor de Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) ou equivalente de cada campus, a partir de critérios para avaliação social presentes na Resolução Consup IFMA nº 28/2020. É requisito para seleção que o estudante possua caracterização socioeconômica. Os campi publicarão em suas páginas a relação dos beneficiários.

Estão proibidos de receberem o Auxílio Emergencial do IFMA os estudantes que são titulares do benefício do Auxílio Emergencial do Governo Federal, exceto os que também sejam beneficiários do Bolsa Família.

Operacionalização dos Pagamentos

O pagamento do auxílio ocorrerá por meio de depósito em conta bancária em nome do estudante; ou via ordem bancária, no caso de discente que não possua conta corrente.  Para recebimento, o estudante deverá aguardar orientações da CAE quanto ao período em que deverá comparecer a agência bancária indicada, munido de RG e CPF para efetuar o saque diretamente no caixa de atendimento.

A DAE/PROEN elaborou Nota Orientativa quanto aos requisitos para concessão do Auxílio Financeiro Emergencial e os procedimentos que devem ser adotados pelos campi.

Acesse aqui a Resolução Consup/IFMA nº 28, de 20 de abril de 2020;

Acesse aqui a Nota Orientativa DAE/PROEN nº 01, de 24 de abril de 2020 .