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Covid-19: IFMA promove capacitação de professores em ensino remoto no Médio Sertão Maranhense

A ação atinge 100 professores e vai beneficiar cerca de mil estudantes das redes pública, privada e filantrópica
  • Cláudio Moraes
  • publicado 30/04/2020 16h31
  • última modificação 30/04/2020 17h49

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Larissa do Nascimento, professora de Química do Centro Educacional Dr. Paulo Ramos, em São João dos Patos, participa do curso ofertado pelo Instituto Federal do Maranhão

O IFMA Campus São João dos Patos está ofertando o curso “Tecnologias Digitais para Ensino Remoto” para 100 professores da Educação Básica da região do Médio Sertão maranhense.

A ação é do Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais no Ensino do campus (GPTeDE), coordenada pelo professor Renato Dárcio Silva, mestre em Ensino da Matemática (UEPA).

Ambiente virtual elaborado e alimentado por uma das escolas beneficiadas durante o curso

A proposta integra o projeto de extensão “Tecnologias Digitais como suporte à educação em período de pandemia” e, durante as atividades, os professores tem acesso ao conhecimento sobre utilização de plataformas digitais, elaboração de webquests, recursos de produção de videoaulas, elaboração de tutoriais e manuseio das ferramentas gratuitas google para o ensino, dentre outras.

A ideia surgiu após a regulamentação das atividades pedagógicas remotas na rede de ensino do Maranhão, por meio da resolução 94/2020 do Conselho Estadual de Educação.

A Secretaria Estadual de Educação e o Conselho Nacional de Educação também já regulamentaram a realização de atividades não presenciais durante a pandemia.

A estudante Mariana Bandeira, do 3o ano do Centro Educacional Dr. Paulo Ramos será uma das beneficiadas

O objetivo do curso é levar as escolas públicas, filantrópicas e privadas a desenvolverem ações para evitar prejuízos aos estudantes, com a elaboração e implementação de propostas que se adequem à sua realidade.

A inciativa está mobilizando professores e licenciandos do curso de Matemática do Campus São João dos Patos e deve beneficiar, aproximadamente, 1.000 estudantes.

Avaliação 

Professora Delzuíta Souza, durante encontro via webconference

Professora Sandra Maria Caminha em mesa redonda virtual.

Para a professora Delzuíta Souza, que trabalha numa das escolas beneficiadas em São João dos Patos, o ensino remoto está sendo vital para a sobrevivência da instituição nesse momento de isolamento social provocado pela COVID 19. “Fomos pegos de surpresa e há uma falta de habilidade de alunos, pais e professores”, afirmou. “O curso chegou em boa hora,  está nos apoiando fortemente e os resultados colhidos se sobrepõem às dificuldades”, prosseguiu.

 

 

De acordo com o coordenador da ação, prof. Renato Dárcio, a experiência está sendo imensurável do ponto de vista pedagógico e científico. “Poder colaborar com estudantes e professores da região e por em prática as metodologias que se discute no meio acadêmico é maravilhoso”, afirmou. “É por meio de projetos de extensão universitária que produzimos resultados para a pesquisa de ensino com uso de tecnologias”, prosseguiu. “Essa ação justifica o caráter tecnológico do IFMA”, finalizou.

 

 

Atividades

O projeto já promoveu orientações para a utilização e personalização de plataformas on-line, reuniões virtuais via webconferences e mesas redondas virtuais.

Jornalista Guilherme Cerqueira

Na segunda-feira (4/05), será promovido um virtual workshop sobre produção de videoaulas, que será ministrado pelo jornalista Guilherme Cerqueira. Especialista em Docência do Ensino Superior, com larga experiência em Audiovisual, é coordenador de Produção Audiovisual do Centro de Referência em Tecnológica do IFMA.

 

Professor João Bottentuit

Na quinta-feira (7/05), o curso contará com a palestra virtual sobre elaboração de webquests, que será proferida pelo professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) João Batista Bottentuit Júnior. Doutor em Ciências da Educação (Universidade do Minho, Portugal), ele é membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

 

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