Página Inicial > Notícias > Grupo de Trabalho irá discutir formação docente e ampliação da oferta em EAD no IFMA

Dados coletados na pesquisa Institucional sobre condições de acesso à internet dos estudantes e o aspecto formativo dos professores para produção de conteúdo digital serão considerados.
  • publicado 07/05/2020 19h48
  • última modificação 10/05/2020 23h23

Discutir estratégias e implementar ações de formação docente para o desenvolvimento de atividades acadêmicas não presenciais será o foco da atuação de um Grupo de Trabalho (GT) constituído nesta segunda-feira (04.05). A iniciativa faz parte do Plano de Contingência do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para o enfrentamento dos efeitos da pandemia nas atividades da instituição. Desde o dia 17 de março, o IFMA está com as atividades acadêmicas suspensas por prazo indeterminado, como medida de prevenção ao avanço da Covid. A implantação do GT não significa que ocorrerá o uso do Ensino a Distância (EAD) em substituição às aulas presenciais, possibilidade já descartada.

Acesse a Portaria IFMA nº 1.815, de 04 de maio de 2020 que institui o GT.

A criação do Grupo de Trabalho foi objeto de discussão entre o Comitê Central de Crise para Enfrentamento do Coronavírus e o Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, a partir de análise primária dos resultados da pesquisa institucional. O grupo pautará seu trabalho tendo como base os dados coletados no mês de abril na pesquisa Institucional sobre as condições de acesso de acesso à internet de estudantes e a habilidade e o aspecto formativo dos professores para produção de conteúdo digital.

“A pesquisa veio demonstrar algo que se esperava. Ofertar EAD hoje para substituir o ensino presencial representa a exclusão de milhares de estudantes.  Entretanto, não há clareza ainda de quando retornaremos com às atividades presenciais. Pensar em alternativas, estratégias e discutir o processo de formação dos professores é olhar adiante”, destaca Roberto Brandão.

Pesquisa

Participaram da pesquisa aproximadamente 80% dos professores (1.435 respondentes) e 30% dos estudantes (9.866 respondentes).

No segmento estudantil, 98% dos respondentes afirmou possuir celular. Porém, mais de 6400 estudantes (65% da amostra) indicou que não possuem pacotes de dados, que não sabem informar ou que possuem em capacidade insuficiente para acesso conteúdos na internet. Quando questionados sobre a disponibilidade de acesso em redes wi-fi, 30% dos respondentes declararam não possuir este acesso.

Clique na imagem para ampliar

Já no segmento dos professores, os dados coletados indicam que 40% da amostra informou não possuir conhecimento no uso de ferramentas e de plataformas para EAD.  Mais de 50% dos docentes também declarou não ter participado de uma inciativa de ensino não presencial.

Clique na imagem para ampliar

Acesse aqui as respostas do Segmento Discente