Página Inicial > Notícias > IFMA propõe oferta de mestrado em Computação Aplicada

IFMA propõe oferta de mestrado em Computação Aplicada

A proposta do Campus Monte Castelo será submetida à Capes para avaliação
  • Cláudio Moraes
  • publicado 20/05/2020 09h35
  • última modificação 20/05/2020 09h48

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) irá apresentar a proposta de criação do Mestrado Profissional em Computação Aplicada à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A proposta do novo curso, coordenada pelo professor do Campus São Luís Monte Castelo, Omar Andres Carmona Cortes, pós-doutor em Ciência da Computação pela Dalhousie University em Halifax, Canadá, foi selecionada pelo IFMA, por meio do edital PRPGI nº 67/2020, divulgado na segunda-feira (18).

Anualmente, a CAPES – Fundação do Ministério da Educação – disponibiliza Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN), ferramenta utilizada pelos Comitês de área para a avaliação das propostas submetidas.

O IFMA lançou uma chamada pública para que fossem apresentadas propostas de novos cursos para submissão à CAPES.

Agora, a única proposta selecionada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA (PRPGI) será submetida à CAPES de acordo com cronograma a ser redefinido pela autarquia.

No ano passado, o IFMA apresentou à CAPES a proposta de criação do Mestrado em Engenharia de Automação, juntamente com outras 700 propostas de todo o país, mas ainda não foi objeto de análise.

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior é o órgão da CAPES responsável pela análise das propostas de cursos novos. No ano passado, a Coordenação finalizou a análise das APCN enviadas em 2017 e 2018. E foi nesse processo que, no final do ano passado, o IFMA teve aprovado o doutorado em Química.

O IFMA conta hoje com um programa de doutorado aprovado (Química) e três programas de mestrado (Engenharia de MateriaisQuímica e Engenharia Mecânica) – todos vinculados ao Campus São Luís Monte Castelo.  Além disso, é polo dos programas de mestrado nacional profissional em Ensino de Física, coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e de mestrado profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT).

Assunto(s): Capes , carmona , computação , Mestrado , Omar , PRPGI