Página Inicial > Notícias > Campi devem usar recurso da alimentação escolar para distribuir kits a alunos sem aula

Medida busca contribuir com a segurança alimentar dos alunos durante o período de suspensão de aulas por causa da pandemia da Covid-19
  • publicado 21/05/2020 17h18
  • última modificação 21/05/2020 17h18

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) orientou os campi a usarem recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para aquisição e distribuição de kits de alimentos aos estudantes durante o período de suspensão de aulas, medida adotada para evitar a propagação do coronavírus – Covid-19. A iniciativa faz parte do Plano de Contingência para Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) da instituição. Os procedimentos para aquisição foram orientados pelo Comitê de Crise do IFMA e publicados nesta quinta-feira (21), por meio da Portaria Nº 1.892, de 21 de maio de 2020.

Portaria Nº 1.892, de 21 de maio de 2020

Os gêneros alimentícios deverão ser distribuídos aos estudantes da Educação Básica do IFMA, de ensino presencial: estudantes dos cursos técnicos de nível médio e/ou da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A medida é mais uma ação sistêmica do IFMA para mitigar os efeitos da pandemia na comunidade estudantil. O objetivo é garantir o direito à alimentação, contribuindo com a segurança alimentar dos alunos.

Segundo a Diretora de Assuntos Estudantis do IFMA, Dayse Araújo, o valor do orçamento total do PNAE recebido pelo IFMA para 2020 é de R$ 1.402.304,00. De cordo com ela, o recurso tem por base 15.961 estudantes, mas a portaria recomenda aos campi que os alunos deverão manifestar o interesse em receber os kits de alimentos por meio do preenchimento de formulário eletrônico ou chamada pública, a critério do campus. Para evitar aglomerações, os campi poderão entregar os kits na residência dos estudantes ou elaborar cronograma para entrega na instituição.

Os 29 campi do IFMA receberam orçamento do PNAE e, portanto, podem utilizá-lo para essa ação. “A orientação é que seja adotada a proporcionalidade referente aos meses em que as aulas estão/estarão suspensas. O PNAE é direcionado a todos os alunos da educação básica , dessa forma os alunos dos cursos integrados, subsequentes, concomitantes e educação de jovens e adultos estão aptos a receber. A gestão de cada campus irá avaliar as condições estruturais e de logística para aderir a esta ação”, disse Dayse Araújo.