Página Inicial > Notícias > Mensagem do Reitor à Comunidade do IFMA

Mensagem do Reitor à Comunidade do IFMA

• publicado 22/05/2020 14h19
  • última modificação 26/05/2020 10h02

Professor Roberto Brandão, Reitor do IFMA.

Caros servidores, estudantes e familiares,

Desde meados de março de 2020 vivenciamos a crise do Novo Coronavírus de perto. Todos tivemos nossas vidas, rotinas acadêmicas e profissionais alteradas diante de um cenário para o qual não estávamos preparados.  As estatísticas passaram a virar pessoas conhecidas e muitas vidas já nos foram levadas, um prejuízo social e emocional sem precedentes.

No IFMA, as ações têm se pautado sempre de forma prioritária pela preservação da vida! Instituímos um Comitê de Crise e desde o dia 17 de março, por prazo indeterminado, suspendemos as atividades acadêmicas presenciais, com as dinâmicas administrativas passando a ser desenvolvidas de forma prioritariamente remota. Já se passaram mais de 60 dias e o nosso retorno às atividades presenciais ainda é incerto.

Mesmo diante da suspensão das atividades, o IFMA está oferecendo auxílio financeiro emergencial para quase 7 mil estudantes em situação de vulnerabilidade social, como forma de amenizar as necessidades de suas famílias. Também estamos incentivando os campi para que usem o recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para aquisição e distribuição de alimentos aos nossos educandos.

Ao longo desta caminhada, algumas instituições estão optando em oferecer “aulas na modalidade da Educação a Distância (EaD)” em substituição ao ensino presencial. O IFMA, porém, fez uma opção de não avançar nessa possibilidade diante da quantidade de pontos de presença da instituição ao longo do estado do Maranhão. Temos mais de 30 mil estudantes que se distribuem em 27 municípios, com a mais distinta infraestrutura tecnológica, com grandes diferenças sociais e econômicas, algo que se reflete em nossos estudantes.

Comprovamos novamente essa situação diante da aplicação de pesquisa aos estudantes e professores para compreendermos as condições de acesso à internet e o perfil formativo. Entre os discentes, apenas 30% participaram da iniciativa, ou seja, são mais de 20 mil alunos que não conseguimos alcançar, muitos destes em razão de não apresentarem a mínima condição para tal. Dentre os que responderam, cerca de 60% detêm alguma forma de acesso à internet, seja com o uso de celular, tablet ou computador. Aplicamos também a pesquisa aos professores e com 80% de participação. As contribuições apontaram que cerca de 20% dos pesquisados sinalizaram conhecimento de tecnologias e utilização dos meios virtuais para o processo de ensino-aprendizagem em plataformas digitais.

Esses números demonstram que nossos discentes estão em grande desigualdade no que se refere ao acesso aos recursos tecnológicos, fato que dificulta o cumprimento do preceito constitucional da igualdade de condições ao acesso à educação. A educação deve ser inclusiva e assim prega a nossa Instituição.

No IFMA, o uso da EaD para substituir o ensino presencial somente ocorrerá com a salvaguarda de acesso aos nossos estudantes. Temos a clara dimensão das dificuldades que enfrentaremos para a reposição das aulas na modalidade presencial, mas assumimos aqui o compromisso de garantir a realização das atividades escolares necessárias para promover a educação profissional, científica e tecnológica voltada à formação cidadã, como preceitua nossa missão institucional. Serão feitos todos os esforços para adequação do calendário acadêmico, sempre pautado na legalidade e em pareceres do Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação, do próprio IFMA, e observando as condições de trabalho aos nossos professores e administrativos, além da qualidade do ensino ofertado aos nossos estudantes.

Nossos servidores e estudantes têm desenvolvido ações inspiradoras de enfrentamento à Covid-19 e também para mitigar os impactos distanciamento social. Temos produzido e distribuído máscaras de tecido, de acetato, álcool em gel e líquido, detergente, água sanitária e ainda realizado diversas ações de cunho social e educacional. Para potencializar tais ações, publicamos edital específico para fomentar mais iniciativas.

O retorno ocorrerá quando for seguro. Constituímos um Grupo de Trabalho multiprofissional que está focado na elaboração de um Plano de Ação às unidades. O documento trará orientações de acesso e permanência nos espaços comuns, medidas preventivas e sanitárias. Também realizaremos aquisição de equipamentos individuais de segurança aos nossos estudantes e servidores, bem como garantir os insumos necessários ao processo de higienização.

Até lá é importante que sigamos atentos e respeitando às medidas de distanciamento social e preventivas para não proliferação da Covid-19. Temos confiança que conseguiremos superar os obstáculos tão adversos e que saberemos construir caminhos para o futuro.

Professor Roberto Brandão

Reitor do IFMA