Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Projeto do IFMA estimula a leitura digital
Início do conteúdo da página Notícias

Projeto do IFMA estimula a leitura digital

O Projeto “Viaje comigo” ganhou edição on-line após a suspensão das aulas presenciais. 
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 22/05/2020 17h13
  • última modificação 22/05/2020 17h15

Imprimir

Como forma de estimular a leitura no período de férias, a Biblioteca Professor Queirois, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, iniciou, em 2018,  o projeto “Viaje Comigo”.

A proposta da ação consiste no empréstimo de até três livros durante as férias. Nesse período, estudantes, professores e técnico-administrativos não precisam renovar e não pagam multa. Os livros são devolvidos somente no início de cada período letivo, ou seja, após o encerramento das férias. 

Agora, com a suspensão das aulas presenciais e adoção do trabalho remoto, a equipe da Biblioteca resolveu estender o objetivo do projeto. O foco continua sendo o estímulo à leitura, mas utilizando os espaços virtuais e os diversos suportes da internet, como redes sociais e e-books. “Nossa intenção é incentivar o gosto pela leitura e formar leitores”, frisa Vanessa Bastos, auxiliar de biblioteca e coordenadora da edição on-line do projeto. 

Nessa versão, o projeto consiste na leitura e discussão de obras comentadas por Vanessa Bastos, através das redes sociais. Inicialmente, explica ela, o público escolhe entre três obras. “Nas manhãs de domingo, nós temos duas atividades que são realizadas por meio do Instagram do Campus Caxias (@ifmacampuscaxias). A primeira, é um teste rápido e interativo realizado nos stories do Instagram com perguntas sobre a obra da semana. Logo em seguida, nós realizamos, ainda nos stories do Instagram, uma enquete para escolher o próximo livro”, ressalta.

“A obra escolhida não é revelada no dia aos participantes. Somente na sexta-feira à tarde, o público conhece a que teve mais votos e será a obra de discussão da semana”, acrescenta. Após encerrar a enquete, Vanessa grava o vídeo, em sua residência, comentando sobre a obra. “Uso somente meu celular para gravar. Não tem nenhum efeito ou programa. Por isso, faço vários vídeos curtos até conseguir o que apresenta uma boa qualidade”, conta. Às sextas-feiras, ela divulga o vídeo que traz a obra escolhida pelo público, nas redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e YouTube). 

Na semana seguinte, os leitores discutem sobre a obra em grupo de WhatsApp. “É um grupo aberto para quem tiver interesse na temática leitura. Além das obras, nós conversamos sobre leitura em geral, compartilhamos outros livros e dicas. Focamos na interação”, acrescentou.

Qualquer pessoa pode participar do grupo. Ou seja, não é necessário ser estudante ou servidor do IFMA. Se você tiver interesse em participar do grupo de WhatsApp do projeto, clique aqui.

“Nossa intenção também é aproximar as pessoas em dois sentidos: da leitura e do contato virtual. Isso é feito no grupo de WhatsApp, nosso espaço on-line, que inclui pessoas das comunidades acadêmica e externa”, afirma Vanessa Bastos. Como forma de incentivar a discussão, após o retorno às aulas presenciais, Vanessa Bastos e a equipe do projeto irão sortear, entre os participantes do grupo, o box de livros da série “Diário de um banana”. 

“Nesse momento difícil causado pela pandemia da covid-19, a leitura traz momentos de leveza e nos leva a universos mágicos. Por isso, desenvolvemos esse projeto com muito prazer e convidamos a todos para participar do ‘Viaje comigo’”, concluiu Vanessa Bastos.

Fim do conteúdo da página