Página Inicial > Notícias > Primeira defesa de Dissertação do ProfEPT será realizada nesta quarta (27)

Primeira defesa de Dissertação do ProfEPT será realizada nesta quarta (27)

Pesquisa aborda a inclusão de discentes com deficiência física no Campus São Luís – Monte Castelo.
  • publicado 26/05/2020 11h22
  • última modificação 26/05/2020 11h30

A primeira defesa de Dissertação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMA será realizada amanhã (27), às 10h, via Plataforma Google Meet. O trabalho “A inclusão escolar de discentes com deficiência física: contribuição para uma práxis inclusiva no Instituto Federal do Maranhão a partir do desenvolvimento de um produto educacional” foi desenvolvido pela mestranda Fernanda Souza da Silva, com orientação do professor Francisco Adelton Alves Ribeiro e coorientação do professor Álvaro Itaúna Schalcher Pereira. A acadêmica e os professores integram o Grupo de Pesquisa “Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos” (AQARH).

A pesquisa desenvolvida por Fernanda Souza gerou um produto educacional intitulado IncluIFMA, que está disponível para download no Google Play e busca contribuir com a inclusão de discentes do Campus São Luís – Monte Castelo que apresentam alguma deficiência física, por meio da divulgação de informações sobre práticas inclusivas e direitos para esse público. “O ProfEPT me proporcionou a oportunidade de aprofundar o conhecimento na minha área de trabalho, relacionada à inclusão de pessoas com deficiência, e poder compreender a importância da Educação Profissional e Tecnológica no processo de inclusão desse público nos espaços formais de aprendizagem e no trabalho”, destaca a mestranda.

A pesquisadora faz parte da primeira turma do Mestrado em rede, iniciado no IFMA Campus São Luís – Monte Castelo em agosto de 2018. “Foram dois anos de uma experiência agregadora, onde pude crescer tanto profissionalmente, levando conhecimento para o ambiente profissional, quanto pessoalmente, trabalhando, estudando e dialogando com excelentes pessoas e profissionais, incluindo os docentes e discentes do programa. Neste momento só tenho a agradecer ao ProfEPT, à Coordenação local do ProfEPT no IFMA Campus São Luís Monte Castelo, ao orientador e coorientador e a todos que fizeram parte desse processo e que torcem por mim”.

SERVIÇO

O quê: Defesa pública da Dissertação A inclusão escolar de discentes com deficiência física: contribuição para uma práxis inclusiva no Instituto Federal do Maranhão a partir do desenvolvimento de um aplicativo educacional, da mestranda Fernanda Souza da Silva.

Quando: Dia 27 de maio de 2020, às 10h.

Onde: Plataforma Google Meet (Link de acesso: https://meet.google.com/adt-yjio-rhc). Observação: Os convidados devem entrar na sala de apresentação até as 9h55 e permanecer com os microfones e câmeras desativados até o término da reunião.

O programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) oferece um Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, com instituições associadas em todos os Estados e no Distrito Federal. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais.