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Pesquisa gera aplicativo para inclusão de alunos com deficiência física

Dissertação foi produzida pela mestranda Fernanda Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 28/05/2020 18h37
  • última modificação 29/05/2020 12h33

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Na quarta-feira (27), foi realizada a primeira defesa de Dissertação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMA: a pesquisa “A inclusão escolar de discentes com deficiência física: contribuição para uma práxis inclusiva no Instituto Federal do Maranhão a partir do desenvolvimento de um produto educacional”, desenvolvida pela mestranda Fernanda Souza da Silva, tendo como orientador e coorientador os professores Francisco Adelton Alves Ribeiro e Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, respectivamente. A acadêmica e os professores integram o Grupo de Pesquisa “Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos” (AQARH).

O trabalho de Fernanda Souza identificou as práticas inclusivas no IFMA Campus São Luís – Monte Castelo, aplicando questionários direcionados ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus e aos alunos com deficiência física matriculados nos cursos técnicos de nível médio da instituição. A partir dos resultados obtidos, a equipe desenvolveu um produto educacional intitulado IncluIFMA, que busca contribuir para a inclusão desse público, por meio da divulgação de informações e direitos dos alunos que apresentam alguma deficiência física. O aplicativo está disponível para download no Google Play.

A defesa foi realizada de forma remota, por meio da Plataforma Google Meet. Além dos professores Francisco Adelton e Álvaro Itaúna, a banca examinadora foi composta ainda pelo professor Alberes Siqueira Cavalcanti (membro interno) e pela professora Rosângela Maria Lopes de Sousa (membro externo), do Centro Universitário do Maranhão (Ceuma). A banca apontou a relevância e qualidade da pesquisa e do produto educacional e fez contribuições ao texto. O trabalho foi aprovado e a gravação está disponível para o público.

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