Página Inicial > Notícias > Pesquisa gera aplicativo para inclusão de alunos com deficiência física

Pesquisa gera aplicativo para inclusão de alunos com deficiência física

Dissertação foi produzida pela mestranda Fernanda Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.
  • publicado 28/05/2020 18h37
  • última modificação 29/05/2020 12h33

Na quarta-feira (27), foi realizada a primeira defesa de Dissertação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMA: a pesquisa “A inclusão escolar de discentes com deficiência física: contribuição para uma práxis inclusiva no Instituto Federal do Maranhão a partir do desenvolvimento de um produto educacional”, desenvolvida pela mestranda Fernanda Souza da Silva, tendo como orientador e coorientador os professores Francisco Adelton Alves Ribeiro e Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, respectivamente. A acadêmica e os professores integram o Grupo de Pesquisa “Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos” (AQARH).

O trabalho de Fernanda Souza identificou as práticas inclusivas no IFMA Campus São Luís – Monte Castelo, aplicando questionários direcionados ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus e aos alunos com deficiência física matriculados nos cursos técnicos de nível médio da instituição. A partir dos resultados obtidos, a equipe desenvolveu um produto educacional intitulado IncluIFMA, que busca contribuir para a inclusão desse público, por meio da divulgação de informações e direitos dos alunos que apresentam alguma deficiência física. O aplicativo está disponível para download no Google Play.

A defesa foi realizada de forma remota, por meio da Plataforma Google Meet. Além dos professores Francisco Adelton e Álvaro Itaúna, a banca examinadora foi composta ainda pelo professor Alberes Siqueira Cavalcanti (membro interno) e pela professora Rosângela Maria Lopes de Sousa (membro externo), do Centro Universitário do Maranhão (Ceuma). A banca apontou a relevância e qualidade da pesquisa e do produto educacional e fez contribuições ao texto. O trabalho foi aprovado e a gravação está disponível para o público.