Página Inicial > Notícias > Editora IFMA publica “Guia Prático para Aulas de Ciências” do LECBIO

Editora IFMA publica “Guia Prático para Aulas de Ciências” do LECBIO

Livro reúne atividades lúdicas para o ensino de Ciências, baseadas nas ações pedagógicas do Grupo Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (Lecbio) do Campus Monte Castelo
  • publicado 09/06/2020 13h32
  • última modificação 09/06/2020 13h32

Capa do livro

Um grupo de pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou o livro “Guia Prático para Aulas de Ciências: ações do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia”, lançado pela Editora IFMA. O guia tem como autores a coordenadora do Grupo LECBIO (Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia) do Campus São Luís-Monte Castelo, Isabela Mendonça, e os alunos Ana Carolina Santos, Daniel Monteiro, Larissa Cristina Dias Ferreira, Milena da Silva Rocha e Nalyanne Santos de Melo. O livro está disponível para download em https://editora.ifma.edu.br/livraria-edifma-2019/

De acordo com Isabela Mendonça, o guia surgiu da ideia de organizar uma publicação que reunisse sugestões de atividades lúdicas para o ensino de Ciências do 6º ao 9º ano, baseada em três ações trabalhadas pelo LECBIO: Seja um Cientista, que utiliza experimentos práticos para contextualizar conceitos trabalhados em Ciências; Construção de Modelos Didáticos, que busca construir modelos didáticos para auxiliar no aprendizado; e Cinebio, que usa o cinema como proposta metodológica.

Autores do livro.

Todas as atividades e modelos didáticos propostos no livro foram testados e já aplicados pelo grupo no ensino em sala de aula e laboratórios. Na parte dedicada ao Cinebio, por exemplo, é sugerida uma lista de 32 filmes para apresentação aos estudantes, sistematizando e vinculando o enredo dos filmes com os conteúdos de aula.

Criado em 2015, o LECBIO é um grupo de iniciação à docência e pesquisa na área do ensino de Ciências e Biologia. É direcionado aos alunos de Licenciatura em Biologia do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo.  Entre as ações, são discutidas e planejadas estratégias para o ensino lúdico das Ciências e Biologia.