Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Editora IFMA publica “Guia Prático para Aulas de Ciências” do LECBIO
Início do conteúdo da página Notícias

Editora IFMA publica “Guia Prático para Aulas de Ciências” do LECBIO

Livro reúne atividades lúdicas para o ensino de Ciências, baseadas nas ações pedagógicas do Grupo Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (Lecbio) do Campus Monte Castelo  
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 09/06/2020 13h32
  • última modificação 09/06/2020 13h32

Imprimir

Capa do livro

Um grupo de pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou o livro “Guia Prático para Aulas de Ciências: ações do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia”, lançado pela Editora IFMA. O guia tem como autores a coordenadora do Grupo LECBIO (Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia) do Campus São Luís-Monte Castelo, Isabela Mendonça, e os alunos Ana Carolina Santos, Daniel Monteiro, Larissa Cristina Dias Ferreira, Milena da Silva Rocha e Nalyanne Santos de Melo. O livro está disponível para download em https://editora.ifma.edu.br/livraria-edifma-2019/

Guia Prático para Aulas de Ciências: ações do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia

De acordo com Isabela Mendonça, o guia surgiu da ideia de organizar uma publicação que reunisse sugestões de atividades lúdicas para o ensino de Ciências do 6º ao 9º ano, baseada em três ações trabalhadas pelo LECBIO: Seja um Cientista, que utiliza experimentos práticos para contextualizar conceitos trabalhados em Ciências; Construção de Modelos Didáticos, que busca construir modelos didáticos para auxiliar no aprendizado; e Cinebio, que usa o cinema como proposta metodológica.

Autores do livro.

Todas as atividades e modelos didáticos propostos no livro foram testados e já aplicados pelo grupo no ensino em sala de aula e laboratórios. Na parte dedicada ao Cinebio, por exemplo, é sugerida uma lista de 32 filmes para apresentação aos estudantes, sistematizando e vinculando o enredo dos filmes com os conteúdos de aula.

Criado em 2015, o LECBIO é um grupo de iniciação à docência e pesquisa na área do ensino de Ciências e Biologia. É direcionado aos alunos de Licenciatura em Biologia do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo.  Entre as ações, são discutidas e planejadas estratégias para o ensino lúdico das Ciências e Biologia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página