Página Inicial > Notícias > IFMA promove live sobre plágio e ética na pesquisa

IFMA promove live sobre plágio e ética na pesquisa

Transmissão será realizada no dia 22 de junho, às 19h30, no canal da TV IFMA no YouTube.
  • publicado 16/06/2020 12h21
  • última modificação 21/06/2020 19h20

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai promover, na próxima segunda-feira (22), às 19h30, uma live com o tema “Ética na Pesquisa e o plágio”, que será ministrada pelo professor Leonardo Estevam Zanini, livre-docente e doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP), juiz federal e professor de Direito da Universidade de Araraquara (Uniara) e do Centro Universitário Central Paulista (Unicep). A live vai tratar das implicações legais de se fazer plágio e tem como público-alvo alunos e pesquisadores da comunidade acadêmica.

A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) e busca discutir uma temática relevante no campo da produção científica. “Com as tecnologias de acesso à informação, muitos ficam tentados a simplesmente copiar textos encontrados na internet, achando que isso pode passar despercebido, mas o plágio pode acarretar processos por direitos autorais. Em alguns casos hoje temos pessoas que estão perdendo seus títulos (graduação, mestrado e doutorado) por terem sido detectados plágios em seus textos, além de responder processos judiciais e pagar multas aos autores lesados com a prática. Esse é um assunto sério e que precisa ser debatido pela academia”, destaca a pró-reitora Natilene Mesquita.

O palestrante é autor de livros e artigos publicados nas áreas de Direito civil, Direitos intelectuais, Direito do consumidor e Direito ambiental. Sua obra “Direito de autor” (2015) analisa os prejuízos que podem ser gerados ao autor quando não se tem a proteção da propriedade intelectual, em áreas como literatura, cinema, música, entre outras.

SERVIÇO

O quê: Live “Ética na Pesquisa e o plágio”, com o professor Leonardo Estevam Zanini

Quando: Dia 22 de junho, às 19h30

Onde: Canal da TV IFMA no YouTube