Página Inicial > Notícias > Divulgadas normas para escolha de Comissões Eleitorais de Campus e Comissão Eleitoral Central

• publicado 17/06/2020 19h37
  • última modificação 19/06/2020 21h17

Foi publicado nesta quarta-feira, 17.06, o regulamento do processo de consulta à comunidade do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para formação das Comissões Eleitorais que conduzirão as eleições para os cargos de Reitor e Diretores-gerais dos campi de Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca. As normas foram elaboradas pela Comissão Organizadora e Disciplinadora do Processo Eleitoral designada pelo Conselho Superior do IFMA. O prazo para recursos ao regulamento será das  00h01 do dia 18.06 até às 23h59 do dia 19.06, em formulário eletrônico disponível na página das Eleições do IFMA.

Podem se candidatar professores e técnicos-administrativo pertencentes ao quadro de pessoal do IFMA, além de estudantes regularmente matriculados e com matrícula ativa em 2020 nos cursos da educação profissional técnica de nível médio e superior.  Os interessados devem realizar inscrição nos dias 22 e 23 de junho, em formulário eletrônico que estará disponível na página das Eleições e no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

A votação será realizada no dia 30.06 e ocorrerá de forma remota com o uso do sistema Helios Voting. Para acessar o terminal de votação será necessário a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP).  Para que seja garantido o acesso à eleição a todos os eleitores de todos os segmentos, os campi, polos de educação a distância e a Reitoria deverão disponibilizar terminais de votação presenciais.  Nos próximos dias, a Assessoria de Comunicação em parceria com a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação divulgarão ações de orientação sobre o processo de votação eletrônica e o uso do sistema Helios.

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância.

Cada eleitor poderá votar em até três candidatos do seu segmento. Serão formadas 26 Comissões Eleitorais de Campus, quatro Subcomissões Eleitorais* e uma Comissão Eleitoral Central.

Composição das Comissões:

Comissão Eleitoral Local – nos 26 campi com eleição para Diretor-geral:
– três representantes do corpo docente;
– três representantes do corpo técnico-administrativo; e
– três representantes dos estudantes – maior de 16 (dezesseis) anos.

Comissão Eleitoral Central:

– três representantes do corpo docente;
– três representantes do corpo técnico-administrativo; e
– três representantes dos estudantes – maior de 16 (dezesseis) anos.

São impedidos de participar do processo de votação os funcionários contratados por empresas prestadoras de serviços terceirizados, eventuais ocupantes de cargo de direção sem vínculo efetivo, professores substitutos, aqueles que estejam contratados com fundamento na Lei no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e estudantes matriculados em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos de extensão.

Os membros eleitos para cada Comissão Eleitoral de Campus decidirão entre seus pares quais representantes integrarão a Comissão Eleitoral Central, em Assembleia que ocorrerá de forma virtual no dia 03.07. A Comissão Central será responsável por elaborar as normas e procedimentos das eleições para Reitor e Diretores-gerais, definir o cronograma e coordenar todo o processo.

*Não haverá processo de consulta para formação de Comissões Eleitorais nas unidades de Araioses, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra e  Reitoria. Após instalada, a Comissão Eleitoral Central é quem designará Subcomissões Eleitorais para apoio logístico nessas localidades.

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições 2020 –