Página Inicial > Notícias > Inscrições para Comissões Eleitorais iniciam nesta segunda, 22.06

Inscrições para Comissões Eleitorais iniciam nesta segunda, 22.06

Interessados devem efetivar inscrição em formulário próprio disponível na Página das Eleições do IFMA ou no SUAP.
  • publicado 21/06/2020 23h26
  • última modificação 21/06/2020 23h34

O prazo para registro de candidaturas às Comissões Eleitorais de Campus ficará aberto das ooh01 desta segunda-feira, dia 22.06, até às 23h59 da terça-feira, 23.06.  Cada Comissão será composta por nove membros, sendo três estudantes, três docentes e três técnicos-administrativo. Os interessados em participar do processo devem registrar suas inscrições de forma individual e em formulário próprio na página das Eleições no Portal do IFMA ou no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A relação preliminar dos inscritos será divulgada na quarta-feira, dia 24.06.

Serão constituídas 26 Comissões Eleitorais de Campus, sendo elas nos campi de Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.  Não haverá processo de consulta para formação de Comissões Eleitorais nas unidades de Araioses, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra e  Reitoria. Após instalada, a Comissão Eleitoral Central é quem designará Subcomissões para apoio logístico nessas localidades.

Podem se candidatar para integrar as Comissões Eleitorais de Campus os professores e técnicos-administrativo pertencentes ao quadro de pessoal do IFMA, além de estudantes maiores de 16 anos que estejam regularmente matriculados e com matrícula ativa em 2020 nos cursos da educação profissional técnica de nível médio e superior.

Eleitores com acumulo de vínculos

Das 00h01 do dia 22.06 até às 23h59 do dia 23.06 também estará aberto o prazo para preenchimento do requerimento para que o eleitor que acumula mais de um vínculo institucional (duas matrículas como servidor; matrícula como servidor e também como aluno; duas matrículas como aluno) possa fazer a opção com qual situação participará da votação.  O eleitor que estiver enquadrado na condição e não informar sua opção votará com a sua matrícula mais antiga, conforme regulamento. O formulário estará disponível na página das Eleições no Portal do IFMA e também no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Votação

A votação será realizada no dia 30.06 e ocorrerá de forma remota com o uso do sistema Helios Voting. Para acessar o terminal de votação será necessário a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP). Serão disponibilizados terminais para votação presencial nas unidades que participarão desta fase do processo para os eleitores que eventualmente não tenham condições de acesso à internet no dia da votação.

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância. Cada eleitor votará em até três candidatos do seu segmento.

Tutorial, Simulador das Eleições e Suporte à Comunidade

Na próxima terça-feira, 23.06, a Assessoria de Comunicação (ASCOM) e a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DIGTI) vão disponibilizar à Comunidade tutorial para votação no Helios, tutorial para redefinição das credenciais institucionais (no SUAP e Q-Acadêmico), banco de perguntas frequentes, contato dos setores nos campi para suporte técnico e um  simulador de votação. Todas as informações ficarão disponíveis na página das Eleições no Portal do IFMA.

Na página, a comunidade do IFMA terá acesso aos tutorais que indicam como acessar e votar no sistema Helios Voting, como também para criação ou redefinição das credenciais institucionais. O recurso, que já existe, possibilita aos servidores e estudantes que eventualmente tenham perdido suas senhas a sua recuperação.  Para aqueles que mesmo assim encontrarem dificuldade para obter suas credenciais, também estará disponível a relação (contato telefônico e e-mail) dos setores responsáveis para prestar o suporte adequado em todas as unidades do IFMA. Em razão das medidas de distanciamento social esse atendimento ocorrerá de forma remota.

Já no simulador, estudantes e servidores vão poder se ambientar com o sistema Helios Voting em um pleito com candidatos fictícios, mas com a mesma configuração e layout que será utilizada no processo para escolha das Comissões Eleitorais e também nas Eleições para os cargos de Reitor e Diretores-gerais. O objetivo é fornecer uma experiência de estar diante do ambiente de votação como no dia da eleição e permitindo que o eleitor repita várias vezes o voto.

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições 2020 –