Página Inicial > Notícias > Eleições no IFMA serão realizadas por meio remoto: simulador de votação já está disponível

A votação para escolhas das comissões eleitorais dos campi acontece dia 30 de junho
  • Cláudio Moraes
  • publicado 24/06/2020 14h31
  • última modificação 29/06/2020 11h14

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) irá utilizar, neste ano, o sistema de votação eletrônica remota para escolha das comissões eleitorais e também nas eleições para os cargos de reitor e diretores-gerais. A atitude tem por objetivo garantir o direito de voto de toda comunidade da instituição, bem como cumprir com as diretrizes sanitárias de distanciamento social, por conta da pandemia da Covid-19.

O sistema Helios Voting será adotado já a partir da votação do dia 30 de junho, na próxima semana, quando serão escolhidas as comissões eleitorais dos campi.

Para acessar o simulador de votação, clique aqui.

Essas comissões serão responsáveis pela coordenação das eleições para o cargo de diretor-geral para o mandato 2020/2024 dos campi de Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

A Advocacia Geral da União, por meio das Procuradorias Jurídicas do IFFarroupilha, IFRR, IFNMG, IFMA e IFSP emitiu parecer jurídico afirmando atestando a legalidade da realização da votação virtual ou eletrônica. E a adoção do sistema foi aprovada em 03 de Junho pelo Conselho Superior do IFMA (CONSUP).

Sobre o Helios Voting

O Helios Voting é um software livre, com auditoria aberta, desenvolvido por pesquisadores do grupo criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). “O sistema atende casos em que são necessárias eleições confiáveis e secretas”, aponta o relatório técnico elaborado pelo Grupo de Trabalho constituído por profissionais da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação do IFMA (DIGTI).

“Por meio de métodos criptográficos, o voto do eleitor é mantido em segredo”, explicou o chefe da DIGTI, William Mendes. O sistema não fornece ao eleitor nenhum documento de votação que lhe possibilite apresentar a terceiros a sua opção de voto. É gerado tão somente um comprovante que confirma a participação no pleito. “Desconhecemos qualquer outro software livre e de código aberto com o mesmo amadurecimento”, concluiu Wiliam.

O sistema Helios Voting já vem sendo usado pela Universidade de São Paulo (USP), desde 2016, inclusive em sua última eleição para reitor e vice-reitor. Também foi utilizado para eleição de dirigente máximo e de reitor e diretores-gerais nos Institutos Federais de Santa Catarina e Rondônia. Outros Institutos Federais que realizarão suas consultas em 2020 também fizeram fizeram opção pelo Helios Voting, a exemplo do Instituto Federal Norte de Minas, Farroupilha e Roraima. Ele é também o sistema oficial para votações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Como votar nos candidatos às Comissões Eleitorais ?

Para acessar o terminal de votação será necessário a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP, ou Q-Acadêmico). Serão disponibilizados terminais para votação presencial nas unidades que participarão desta fase do processo para os eleitores que eventualmente não tenham condições de acesso à internet no dia da votação.

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância. Cada eleitor votará em até três candidatos do seu segmento.

Assista o vídeo e veja como Votar no Helios Voting

Confira também na Página das Eleições do IFMA:

– o Manual do Eleitor para Votação;

–  o tutorial para redefinição das credenciais institucionais (no SUAP e Q-Acadêmico);

– o banco de perguntas frequentes;

– o contato dos setores nos campi para suporte técnico;

– o simulador de votação;

No simulador de votação, estudantes e servidores vão poder se ambientar com o sistema Helios Voting em um pleito com candidatos fictícios, mas com a mesma configuração e layout que será utilizada no processo para escolha das Comissões Eleitorais e também nas Eleições para os cargos de Reitor e Diretores-gerais. O objetivo é fornecer uma experiência de estar diante do ambiente de votação como no dia da eleição e permitindo que o eleitor repita várias vezes o voto.

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições 2020 –