Página Inicial > Notícias > Servidores e estudantes vão usar login e senha do SUAP e Q-Acadêmico para votação pelo Helios

Quem não faz uso do Suap, Suap Edu ou Q-acadêmico ou tenha esquecido a senha, é necessário criar ou atualizar login e senha, para que tenha acesso à ferramenta de votação.
  • publicado 26/06/2020 20h50
  • última modificação 26/06/2020 23h10

As credenciais institucionais – login (matrícula) e senha do Suap, Suap Edu ou Q-Acadêmico – serão utilizadas para acessar o sistema de votação remota nas Eleições do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em 2020. Por conta do distanciamento social, os estudantes e servidores poderão votar de casa, por meio do sistema Helios Voting. Caso a pessoa não faça uso do Suap, Suap Edu ou Q-acadêmico ou tenha esquecido a senha, ela precisa criar ou atualizar seu login e senha, para que tenha acesso à ferramenta de votação. A primeira votação ocorrerá no dia 30.06 e será para formação das Comissões Eleitorais de Campus.

Redefinição das Credenciais Institucionais –  Tutorial e suporte aos servidores e estudantes

A opção de redefinir a senha, em caso de perda ou esquecimento, está disponível no próprio SUAP ou Q-Acadêmico, abaixo dos campos de usuário e senha. Foram disponibilizados vídeos tutoriais orientando como redefinir a senha do SUAP e Q-Acadêmico e realizar votação no Helios Voting.

Como criar ou redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no SUAP

Como redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) através do QAcadêmico

Também foi lançado um Manual do Eleitor, que explica como votar utilizando a ferramenta de votação remota.  Clique no banner abaixo para acessar.

O estudante que ainda encontrar dificuldade para executar o procedimento pode solicitar apoio ao setor de registro escolar (ou equivalente) e de te . Na página das eleições do IFMA há a lista de contatos telefônicos e de e-mail desses setores. Já os servidores podem solicitar o suporte dos setores de TI das suas unidades. Com essas credenciais, os eleitores poderão entrar no ambiente de votação e selecionar os candidatos.

Simulador de votação

É possível realizar o teste antes da votação oficial. O simulador de votação está disponível até o dia 28 de junho, com uma eleição simulada para que os eleitores conheçam o funcionamento da plataforma. Para entrar no ambiente de votação, é preciso conectar-se com as credenciais institucionais, o login e senha do SUAP e Q-Acadêmico. Após inserir os dados, clique em conectar. Será aberta uma nova tela em que o eleitor deverá clicar no botão iniciar. No ambiente de votação, selecione no seu candidato ou candidata. Depois, é necessário revisar o voto, confirmar a escolha e em seguida depositar a cédula na urna, clicando no botão confirmar, para finalizar a votação.
No simulador de votação, estudantes e servidores vão poder se ambientar com o sistema Helios Voting em um pleito com candidatos fictícios, mas com a mesma configuração e layout que será utilizada no processo para escolha das Comissões Eleitorais e também nas Eleições para os cargos de Reitor e Diretores-gerais. O objetivo é fornecer uma experiência de estar diante do ambiente de votação como no dia da eleição e permitindo que o eleitor repita várias vezes o voto.

Sobre o Helios Voting

O Helios Voting é dotado de um mecanismo de segurança que garante a confidencialidade do voto, através da criptografia dos dados. Trata-se de um software livre, com auditoria aberta, desenvolvido por pesquisadores do grupo criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Por meio de métodos criptográficos, o voto do eleitor é mantido em segredo. O sistema não fornece ao eleitor nenhum documento de votação que lhe possibilite apresentar a terceiros a sua opção de voto. É gerado tão somente um comprovante que confirma a participação no pleito.

O sistema Helios Voting já vem sendo usado pela Universidade de São Paulo (USP), desde 2016, inclusive em sua última eleição para reitor e vice-reitor. Também foi utilizado para eleição de dirigente máximo e de reitor e diretores-gerais nos Institutos Federais de Santa Catarina e Rondônia. Outros Institutos Federais que realizarão suas consultas em 2020 também fizeram opção pelo Helios Voting, a exemplo do Instituto Federal Norte de Minas, Farroupilha e Roraima. Ele é também o sistema oficial para votações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Assista ao vídeo e veja como Votar com o Helios Voting