Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Votação para Comissões Eleitorais ocorre dia 30 de junho
Início do conteúdo da página Notícias

Votação para Comissões Eleitorais ocorre dia 30 de junho

Por conta do distanciamento social, os estudantes e servidores do IFMA poderão votar de casa, por meio do sistema Helios.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 26/06/2020 17h59
  • última modificação 29/06/2020 10h59

Imprimir
A votação para a escolha de membros das Comissões Eleitorais ocorre no dia 30 de junho, pelo Helios Voting.  Para acessar o terminal de votação será necessária a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP, ou Q-Acadêmico). Serão disponibilizados terminais para votação presencial nas unidades que participarão desta fase do processo para os eleitores que eventualmente não tenham condições de acesso à internet no dia da votação.

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância. Cada eleitor votará em até três candidatos do seu segmento.

Já conhece os candidatos? Acesse aqui a relação e veja os candidatos para Comissão Eleitoral do seu campus e segmento.

Sobre o Helios Voting
O Helios Voting é dotado de um mecanismo de segurança que garante a confidencialidade do voto, através da criptografia dos dados. Trata-se de um software livre, com auditoria aberta, desenvolvido por pesquisadores do grupo criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Por meio de métodos criptográficos, o voto do eleitor é mantido em segredo. O sistema não fornece ao eleitor nenhum documento de votação que lhe possibilite apresentar a terceiros a sua opção de voto. É gerado tão somente um comprovante que confirma a participação no pleito.

O sistema Helios Voting já vem sendo usado pela Universidade de São Paulo (USP), desde 2016, inclusive em sua última eleição para reitor e vice-reitor. Também foi utilizado para eleição de dirigente máximo e de reitor e diretores-gerais nos Institutos Federais de Santa Catarina e Rondônia. Outros Institutos Federais que realizarão suas consultas em 2020 também fizeram opção pelo Helios Voting, a exemplo do Instituto Federal Norte de Minas, Farroupilha e Roraima. Ele é também o sistema oficial para votações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Assista ao vídeo e veja como votar no Helios Voting

Veja também o simulador de votação e pratique

No simulador de votação, estudantes e servidores vão poder se ambientar com o sistema Helios Voting em um pleito com candidatos fictícios, mas com a mesma configuração e layout que será utilizada no processo para escolha das Comissões Eleitorais e também nas Eleições para os cargos de Reitor e Diretores-gerais. O objetivo é fornecer uma experiência de estar diante do ambiente de votação como no dia da eleição e permitindo que o eleitor repita várias vezes o voto. A ferramenta estará disponível para testes até às 23h59 do dia 28.06.


Outras notícias sobre o assunto:

Eleições IFMA 2020: divulgada lista preliminar de candidatos para Comissões Eleitorais – publicada em 25.06;

Eleições no IFMA serão realizadas por meio remoto: simulador de votação já está disponível– publicada em 24.06.2020;

Inscrições para Comissões Eleitorais iniciam nesta segunda, 22.06 – publicada em 21.06.2020

Eleições IFMA 2020: comissão do Consup retifica regulamento após fase recursal – publicada em 20.06.2020;

Eleições IFMA: relação das Comissões Especiais é publicada – publicada em 19.06.2020;

Divulgadas normas para escolha de Comissões Eleitorais de Campus e Comissão Eleitoral Central – publicada em 17.06.2020;

Conselho Superior dá início a processo de escolha do reitor e diretores de campus – publicada em 05.06.2020;

Reunião do CONSUP será transmitida ao vivo pela primeira vez – publicada em 02.06.20

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições 2020 –

registrado em:
Fim do conteúdo da página