Página Inicial > Notícias > Votação para Comissões Eleitorais ocorre dia 30 de junho

Votação para Comissões Eleitorais ocorre dia 30 de junho

Por conta do distanciamento social, os estudantes e servidores do IFMA poderão votar de casa, por meio do sistema Helios.
  • publicado 26/06/2020 17h59
  • última modificação 29/06/2020 10h59

A votação para a escolha de membros das Comissões Eleitorais ocorre no dia 30 de junho, pelo Helios Voting.  Para acessar o terminal de votação será necessária a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP, ou Q-Acadêmico). Serão disponibilizados terminais para votação presencial nas unidades que participarão desta fase do processo para os eleitores que eventualmente não tenham condições de acesso à internet no dia da votação.

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância. Cada eleitor votará em até três candidatos do seu segmento.

Já conhece os candidatos? Acesse aqui a relação e veja os candidatos para Comissão Eleitoral do seu campus e segmento.

Sobre o Helios Voting
O Helios Voting é dotado de um mecanismo de segurança que garante a confidencialidade do voto, através da criptografia dos dados. Trata-se de um software livre, com auditoria aberta, desenvolvido por pesquisadores do grupo criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Por meio de métodos criptográficos, o voto do eleitor é mantido em segredo. O sistema não fornece ao eleitor nenhum documento de votação que lhe possibilite apresentar a terceiros a sua opção de voto. É gerado tão somente um comprovante que confirma a participação no pleito.

O sistema Helios Voting já vem sendo usado pela Universidade de São Paulo (USP), desde 2016, inclusive em sua última eleição para reitor e vice-reitor. Também foi utilizado para eleição de dirigente máximo e de reitor e diretores-gerais nos Institutos Federais de Santa Catarina e Rondônia. Outros Institutos Federais que realizarão suas consultas em 2020 também fizeram opção pelo Helios Voting, a exemplo do Instituto Federal Norte de Minas, Farroupilha e Roraima. Ele é também o sistema oficial para votações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Assista ao vídeo e veja como votar no Helios Voting