Página Inicial > Notícias > Votação para escolha das Comissões Eleitorais será nesta terça (30)

Votação para escolha das Comissões Eleitorais será nesta terça (30)

Eleição será realizada das 8h às 20h, de forma virtual. Campi também vão disponibilizar terminais de votação.
  • publicado 29/06/2020 10h58
  • última modificação 29/06/2020 16h40

Nesta terça-feira (30), a comunidade escolar do Instituto Federal do Maranhão vai escolher os membros das Comissões Eleitorais de Campus. A votação acontece das 8h às 20h, de forma virtual, por meio do Sistema Helios Voting. O Acesso ao terminal de votação estará disponível na página das Eleições do IFMA. Serão disponibilizados terminais para votação presencial para os eleitores que eventualmente não tenham condições de acesso à internet no dia da votação.

Lembre-se: O Acesso ao terminal de Votação será pela página das Eleições do IFMA, no endereço: https://portal.ifma.edu.br/eleicoesifma2020/.  Caso não se lembre do endereço basta acessar nesta terça-feira, dia 30.06,  o portal do IFMA, seu e-mail institucional ou acadêmico, SUAP ou as redes sociais do IFMA. Em todos esses locais haverá uma publicação com o link para o terminal de votação.

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância. Cada eleitor votará em até três candidatos do seu segmento.

Conheça os candidatos

As Comissões Eleitorais de Campus serão constituídas por nove membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo 3 representantes do corpo docente, 3 representantes dos técnicos administrativos e 3 representantes do corpo discente. O papel dessas comissões é coordenar o processo de eleição para diretores-gerais. Alguns membros dessas comissões também serão escolhidos para compor a Comissão Eleitoral Central, que vai elaborar as normas do processo eleitoral para escolha de diretores(as)-gerais e de reitor(a) e coordenar o processo eleitoral para escolha do(a) reitor(a). Não haverá votação para composição de comissões eleitorais nos campi Araioses, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra, nos quais ainda não haverá eleição para diretor-geral neste ano, bem como na Reitoria.

Como votar – Para votar pelo sistema Helios Voting, será necessário se autenticar com as credenciais institucionais – login (matrícula) e senha do Suap, Suap Edu ou Q-Acadêmico (assista ao tutorial em vídeo). Caso o servidor ou aluno não faça uso do Suap, Suap Edu ou Q-acadêmico ou tenha esquecido a senha, ele precisa criar ou atualizar seu login e senha, para que tenha acesso à ferramenta de votação. Acesse os tutoriais abaixo sobre criação e redefinição das credenciais institucionais:

Como criar ou redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no SUAP

Como redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no Q-Acadêmico

Também foi lançado um Manual do Eleitor, que explica como votar utilizando a ferramenta de votação remota.  Clique no banner abaixo para acessar.

O estudante que ainda encontrar dificuldade para executar o procedimento pode solicitar apoio ao setor de registro escolar (ou equivalente). Na página das eleições do IFMA há a lista de contatos telefônicos e de e-mail desses setores. Já os servidores podem solicitar o suporte dos setores de TI das suas unidades. Com essas credenciais, os eleitores poderão entrar no ambiente de votação e selecionar os candidatos.

Homologação da lista de eleitores – No domingo (28), a Comissão Disciplinadora e Coordenadora do Processo de Consulta divulgou a Homologação da lista de eleitores aptos a participarem do processo, bem como as Respostas aos recursos interpostos à lista preliminar de eleitores.