Página Inicial > Notícias > Campus Presidente Dutra produz materiais de limpeza e higiene para a comunidade

Campus Presidente Dutra produz materiais de limpeza e higiene para a comunidade

Materiais sanitizantes serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social do município.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 30/06/2020 12h21
  • última modificação 30/06/2020 12h21

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Presidente Dutra está produzindo materiais de limpeza e higiene em geral – também conhecidos como materiais sanitizantes –, para serem distribuídos para as comunidades em situação de vulnerabilidade social do município. Sob a coordenação da professora Teresinha Aguiar e subcoordenação do professor Thiago Coelho Silveira, o projeto de extensão reúne alunos, professores e técnicos administrativos do campus e visa a produção de 250 kits de materiais de limpeza incluindo água sanitária, sabão, sabonete líquido, detergente, amaciante, desinfetante, água de passar e máscaras de proteção.

Os materiais sanitizantes são um aliado fundamental para combater a propagação do Coronavírus (Sars-Cov-2) dentro das organizações familiares. No entanto, estes produtos são encontrados nos mercados com preços superfaturados em muitos estabelecimentos de serviços essenciais. Essa situação motivou a elaboração do projeto, que foi contemplado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão, por meio do Edital de fluxo contínuo nº 01/2020 Proext/IFMA.

A professora Teresinha Aguiar, que está à frente da fabricação de produtos sanitizantes, ressalta a importância do engajamento das instituições públicas de ensino e científicas na busca por soluções de enfrentamento à pandemia de Coronavírus (Covid-19). “O investimento na educação profissional e na ciência nos possibilita partilhar conhecimentos, investigar problemas, propor soluções e fazer intervenções para melhorar a nossa realidade, mobilizados pela urgência de suprir com materiais de limpeza para combater um vírus desconhecido, agressivo e letal. É um trabalho muito cansativo, mas extremamente gratificante”, declarou a professora de Química do campus e coordenadora da ação. Na mesma direção, o professor Thiago Silveira destacou que “esse trabalho é de fundamental importância e mostra o que é o servidor público, que nesse momento tão grave não foge à sua obrigação de servir ao público, cumprindo sua missão institucional de fazer ensino, pesquisa e extensão, e colocando seu conhecimento à disposição da sociedade”.

“O IFMA Campus Presidente Dutra está contribuindo para superar esse momento crítico oferecendo a cidade o que tem de melhor: o conhecimento técnico e científico dos professores que fazem parte da equipe, ao lado de três prestadoras de serviço e três bolsistas que estão colaborando e trabalhando em sistema de revezamento para produção dos kits”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Iberê Pereira Parente. A próxima etapa do projeto será a localização e distribuição dos kits para as famílias, e contará com a equipe de logística dos servidores envolvidos na iniciativa.