Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Fórum Fashion Revolution abre inscrições para submissão de trabalhos
Início do conteúdo da página Notícias

Fórum Fashion Revolution abre inscrições para submissão de trabalhos

Artigos e ilustrações sobre inovação e sustentabilidade na moda podem ser submetidos até o dia 06 de julho.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 01/07/2020 12h19
  • última modificação 01/07/2020 12h19

Imprimir
No período de 14 a 17 de outubro, será realizada a terceira edição do Fórum Fashion Revolution, a primeira plataforma do Brasil criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda. O objetivo é incentivar os participantes a explorarem os possíveis cenários, desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda, por meio de diferentes abordagens metodológicas e filosóficas para entender a fundo os impactos dos negócios de moda na qualidade de vida das pessoas e do planeta.

Os debates trazidos pelo evento aprofundam a narrativa do Movimento Fashion Revolution, que, neste ano, discutiu temas ligados à sustentabilidade – como consumo, composição, condições de trabalho e ações coletivas – durante a Semana Fashion Revolution, realizada de 20 a 26 de abril. Esses temas nunca se mostraram tão importantes quanto nesse momento de desafios a que a pandemia está nos submetendo. Os trabalhos que serão selecionados pelo comitê científico do Fórum irão contribuir para questionamentos e soluções em torno desses temas-chave.

As condições de trabalho precárias na indústria da moda, que sempre foram questionadas pelo movimento, se mostram exacerbadas em momentos como esse. Com demissões em massa e reduções de salário, é colocada ainda mais luz sobre a vulnerabilidade das pessoas que fazem nossas roupas. A falta de transparência, que muitas vezes encoberta a falta de responsabilidade das empresas para com seus trabalhadores, cria condições perfeitas para que as pessoas sejam negligenciadas em detrimento do lucro.

No Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a iniciativa é apoiada por professores do eixo tecnológico Vestuário e Moda. O Campus São Luís – Centro Histórico tem como docente embaixadora a professora Nayara Chaves, que também é representante do movimento Fashion Revolution em São Luís. Na cidade de São João dos Patos, o Fashion Revolution conta com professores e alunos do curso técnico em Vestuário, técnica em laboratório e artesãs, que misturam suas histórias com as histórias da cidade, que é considerada a capital dos bordados.

 

Submissão de trabalhos – O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 06 de julho. Estão sendo aceitas inscrições para envio de trabalhos nas modalidades ensaio teórico e ilustração. Para artigos, poderão participar não só pesquisadores e acadêmicos, mas também organizações e profissionais do mercado que trabalham com inovação e sustentabilidade na moda. Na categoria ilustração, artistas profissionais e amadores podem enviar seus trabalhos.

No Fórum Fashion Revolution de 2018, foram publicados 30 trabalhos, e em sua última edição em 2019, foram publicados 58 trabalhos e 4 ilustrações, que podem ser visualizados na íntegra no e-book disponível para download.

Em razão do cenário atual de isolamento social, o 3 ̊ Fórum Fashion Revolution foi adaptado para o formato online. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de outubro, com transmissão ao vivo no canal do Youtube do Fashion Revolution Brasil e no Facebook da Unibes Cultural.

Fim do conteúdo da página