Página Inicial > Notícias > Rede Conte Comigo amplia ações de orientação e prevenção à Covid-19

Rede Conte Comigo amplia ações de orientação e prevenção à Covid-19

Cartilhas orientativas, disponibilização de canal direto no SUAP para chamados e a criação da página do projeto são mais ações para enfrentamento à pandemia.
  • publicado 06/07/2020 17h10
  • última modificação 06/07/2020 17h11

No contexto da pandemia pelo novo Coronavírus, a Rede Conte Comigo foi idealizada por um grupo de enfermeiros do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e tem como propósito o desenvolvimento de ações para a orientação e prevenção da Covid-19 no âmbito institucional. Por meio das Tecnologias da Comunicação e Informação, a comunidade acadêmica (alunos, servidores e terceirizados) terá acesso a conteúdo atualizado sobre a Covid-19, sua definição, sintomatologia, formas de transmissão, grupos de riscos, diagnóstico, tratamento, medidas de prevenção e controle.

“A rede de orientação e prevenção foi proposta por enfermeiros ao perceberem a necessidade de estreitar o vínculo entre os profissionais da saúde e a comunidade acadêmica por meio da escuta acolhedora e do fornecimento de orientações”, explica a enfermeira e integrante da comissão organizadora do projeto, Solange Santos. A Rede Conte Comigo possui o apoio da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CASS) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI).

A comissão organizadora do projeto é composta por:  Andressa Silva (Campus Açailândia); Cinara Correia (Campus São Luís Monte Castelo); Layanne Monte (Campus Timon); Marcelo Lima (Campus Pinheiro); Nadyelle Alencar (Campus Pedreiras); Paulo Sousa (Campus Grajaú); Solange Santos (Campus Timon). Além disso, a Rede Conte Comigo envolve uma equipe multiprofissional articulada que inclui profissionais da saúde de diversos campi do IFMA, sendo fundamental a contribuição de todos para a execução do projeto.

Cartilhas

Essa estratégia para fazer o enfrentamento à pandemia foi elaborada em etapas. Uma dessas etapas concluída agora foi a elaboração de 05 (cinco) cartilhas com a temática do novo Coronavírus, com informações compactas, linguagem simples e ilustrada. Para a produção dessas cartilhas orientativas, o projeto contou com o apoio da Assessoria de Comunicação (ASCOM) do IFMA.

Entre os assuntos abordados estão: orientações quanto ao isolamento domiciliar; Medidas preventivas como o uso de álcool em gel e lavagem das mãos, uso e cuidados adequados da máscara, Covid e amamentação, cuidados ao ir às compras, como higienizar os alimentos, atividade física em tempos de pandemia, entre outros.

Para baixar as cartilhas orientativas, clique nos links abaixo:

Medidas de isolamento domiciliar

Como melhorar sua alimentação e imunidade

Cuidados na ida ao supermercado em tempos de Covid-19

Orientações gerais sobre o uso de máscaras

Covid-19 e automedicação

O projeto contará ainda com o serviço de dúvidas frequentes, com perguntas e respostas sobre a Covid-19, e o mapeamento da rede de serviços de saúde municipais (em construção) em todos os campi. Ressalta-se que os conhecimentos e informações sobre a Covid-19 estão em constante evolução e os materiais produzidos estarão sujeitos a atualizações.

Canal no SUAP para chamado

Além da produção de conteúdos educativos e da divulgação de informações nas mídias digitais do IFMA, o projeto propõe um serviço de teleorientação via SUAP. Através da realização de um chamado, servidores poderão acionar o serviço de teleorientação que sanará dúvidas específicas sobre a Covid-19, além de demais orientações em saúde, com a equipe multiprofissional: profissionais médicos e de enfermagem, odontólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física. “Ressaltamos que o serviço funcionará de segunda a sexta e não se trata de uma consulta no viés da telemedicina”, esclarece Simone Santos.

Veja o tutorial de como acessar o serviço no SUAP

Para a formação de consensos na atuação dos profissionais da saúde na prevenção e enfrentamento da Covid-19 no IFMA, a Rede Conte Comigo também objetiva articular estratégias para a capacitação dos profissionais de saúde para a atuação no âmbito escolar, ambientando os profissionais para possível retorno das atividades, seguindo as orientações normativas da instituição.

Outra ação da Rede refere-se à coleta sistemática e periódica de dados sobre a comunidade acadêmica, no intuito de acompanhar o estado de saúde e identificar os grupos de risco e quadros sugestivos ou confirmados para COVID-19.

Para tanto, esse projeto propõe a prevenção, promoção e acompanhamento da saúde, reforçando a importância das estratégias virtuais no enfrentamento da pandemia pela COVID-19 por meio da atuação articulada e colaboração de toda a comunidade acadêmica seguindo as normas dos órgãos competentes, já prevendo um futuro retorno das atividades com as devidas normas de segurança.

Pesquisa sobre a saúde do servidor

A Rede Conte Comigo e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriram no SUAP, desde 17 de junho, pesquisa institucional para acompanhamento da saúde dos servidores em tempos de pandemia.

Clique e Acesse a Pesquisa Institucional

Acesse a página do projeto Rede Conte Comigo: