Página Inicial > Notícias > Eleições Consup: inscrições para delegados aos fóruns regionais ocorrem dias 08 e 09 de julho

Interessados devem preencher formulário eletrônico na página das Eleições do Consup ou no sistema SUAP.
  • publicado 07/07/2020 23h20
  • última modificação 07/07/2020 23h20

As inscrições para delegados aos Fóruns Regionais para escolha dos novos representantes do Conselho Superior do Instituto Federal do Maranhão (Consup/IFMA) ficam abertas das 00h00 da quarta-feira, 08.07, até às 23h59 da quinta-feira, 09.07. Os interessados devem realizar o registro de candidatura de forma individual em  formulário próprio na página das Eleições do Consup ou no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Podem se candidatar todos os servidores docentes e administrativos do quadro de pessoal ativo permanente do IFMA.

Eleição em duas etapas – Escolha de Delegados e Fóruns Regionais

Conforme a norma , a consulta ocorrerá em duas etapas. A primeira com a escolha de delegados dos campi, onde serão eleitos 39 delegados docentes e 52 administrativos, em eleição que ocorrerá no dia 20.07. Já a segunda fase ocorrerá com a realização de Fóruns regionais, onde os delegados votarão entre si para escolha dos novos Conselheiros, num total de dez, sendo cinco de cada categoria. Todas as votações serão realizadas de forma remota com o uso do sistema Helios Voting.

Votação

Cada eleitor votará nos candidatos do seu segmento. A votação para escolha dos delegados ocorrerá das 08h às 18h do dia 20.07, e ocorrerá por meio do sistema Helios Voting. Para acessar o terminal de votação será necessário a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP). É recomendado que os eleitores façam uso dos navegadores Google Chrome ou Mozila Firefox.

Polos e Fóruns Regionais

Para o processo eleitoral, os campi serão divididos em Polos, num total de quatro, sendo eles o Metropolitano, Cocais/Litoral Leste, Central/Baixada e Sul/Tocantino, considerando o aspecto da regionalidade, bem como para garantir equilíbrio no quantitativo de votantes em razão da quantidade de servidores.  Eleitos os delegados de cada Campus. Após a escolha dos delegados será realizado os Fóruns regionais por meio de webconferências. É no fórum de cada Polo que ocorrerá a definição dos novos conselheiros, sendo duas vagas por segmento ao Polo Metropolitano e uma vaga por segmento para cada um dos demais Polos, totalizando dez novos conselheiros, cinco docentes e cinco administrativos, além dos suplentes em igual número.

Conselho Superior – Consup

O Consup é o órgão máximo do IFMA, conforme estabelece o Estatuto, o Regimento Geral e o Regimento Interno. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional.

O colegiado é composto por dois membros natos (ex-reitores) e  30 membros com direito a voto (reitor, como presidente, além das representações de alunos da instituição, de servidores docentes e administrativos, de egressos, da sociedade civil, diretores-gerais e por um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições do Consup