Página Inicial > Notícias > IFMA lança cartilha de cuidados com a saúde mental na quarentena

IFMA lança cartilha de cuidados com a saúde mental na quarentena

Cartilha busca ajudar alunos, servidores e comunidade em geral a encontrar estratégias para lidar com o distanciamento social durante a pandemia.
  • publicado 08/07/2020 20h13
  • última modificação 08/07/2020 20h34

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis, que faz parte da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) produziu uma cartilha com orientações para a saúde mental no período de pandemia, com o título “Dicas para manter a saúde mental em tempos de pandemia”. A cartilha traz como tópicos a importância do cuidado com a saúde mental no período de pandemia, hora de se adaptar e se reinventar om a nova rotina, paciência com os sentimentos e emoções, como lidar com  a ansiedade, estabelecer limite de tempo para ler e assistir notícias, hora de aprender a conviver bem e fortalecer os vínculos com quem está próximo e a adaptação do lazer e das atividades prazerosas.

Criadora da cartilha, a psicóloga da DAE, Renata Trovão, explica que “esse momento de pandemia e isolamento social, a mudança abrupta na rotina e o medo em virtude da alta quantidade de casos tem afetado a saúde mental de muitas pessoas.  É uma situação nova e que desperta muitos sentimentos difíceis de lidar. É comum ouvirmos relato de pessoas que tem se sentido mais ansiosas, angustiadas, deprimidas…  O objetivo da cartilha é promover uma reflexão sobre o impacto da pandemia na saúde mental e propor estratégias pra enfrentar esse momento de forma mais tranquila”, explica. Ela complementa ainda que “o IFMA tem uma preocupação constante com a saúde mental da comunidade acadêmica, tendo, inclusive, um Plano Institucional de Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicidio que orienta as ações relacionadas a essa temática.  Nesse período de pandemia surgiu a necessidade de darmos uma atenção ainda maior”.

A diretora de assuntos estudantis do IFMA, Dayse Rocha conta que a cartilha foi pensada a partir de uma demanda campi que estão sem servidores psicólogos para realizar ações nesse sentido. “Já sabemos que nossos alunos precisam de uma atenção com a saúde mental. Temos alunos com quadros de ansiedade, depressão, e com esse contexto de pandemia, pensamos em preparar um material que pudesse ser divulgado entre os alunos pra que eles possam refletir e se prevenir dos perigos trazidos por este período”, conta. “Além disso, estamos dando suporte aos campi participando de lives e bate papos com alunos, servidores, discutindo estratégias com os campi que possuem psicólogos, sempre visando o cuidado e o bem estar dos nossos alunos”, complementa Dayse.

Além dos estudantes, servidores podem utilizar a cartilha para terem uma melhor saúde mental neste período de pandemia. Confira a cartilha e cuide-se.

Assunto(s): cartilha , DAE , IFMA , Saúde Mental