Página Inicial > Notícias > Eleições Consup: publicada a lista provisória de candidatos

Eleições Consup: publicada a lista provisória de candidatos

Recursos poderão ser interpostos das 00h00 às 23h59 do dia 13 de julho, na página das Eleições ou pelo SUAP.
  • publicado 10/07/2020 15h20
  • última modificação 10/07/2020 15h21

A Comissão Executiva para o processo de escolha dos novos representantes dos segmentos Docente e Técnico-administrativo no Conselho Superior do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, nesta sexta-feira (10), a lista provisória de candidatos para eleição do Consup.

Acesse a Lista provisória de candidatos

Os recursos contra a lista de candidaturas deferidas e indeferidas serão interpostos por formulário eletrônico, disponível na página das Eleições do Consup ou no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), de 00h00 às 23h59 do dia 13 de julho. Eles deverão conter: o nome e qualificação do recorrente, fundamentos de fato e de direito, e o pedido de reexame da decisão. Podem interpor recursos todos os servidores docentes e técnico-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, com lotação nos campi; e os servidores técnico-administrativos pertences ao quadro de pessoal ativo permanente, lotados na Reitoria. A homologação da lista de candidatos será publicada no dia 15 de julho.

Votação

Cada eleitor votará nos candidatos do seu segmento. A votação para escolha dos delegados ocorrerá das 08h às 18h do dia 20.07, e ocorrerá por meio do sistema Helios Voting. Para acessar o terminal de votação será necessário a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP).

Polos e Fóruns Regionais

Para o processo eleitoral, os campi serão divididos em Polos, num total de quatro, sendo eles o Metropolitano, Cocais/Litoral Leste, Central/Baixada e Sul/Tocantino, considerando o aspecto da regionalidade, bem como para garantir equilíbrio no quantitativo de votantes em razão da quantidade de servidores.  Após a escolha dos delegados, serão realizados os Fóruns regionais por meio de webconferências. É no fórum de cada Polo que ocorrerá a definição dos novos conselheiros, sendo duas vagas por segmento ao Polo Metropolitano e uma vaga por segmento para cada um dos demais Polos, totalizando dez novos conselheiros, cinco docentes e cinco administrativos, além dos suplentes em igual número.

Conselho Superior – Consup

O Consup é o órgão máximo do IFMA, conforme estabelece o Estatuto, o Regimento Geral e o Regimento Interno. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional.

O colegiado é composto por dois membros natos (ex-reitores) e 30 membros com direito a voto (reitor, como presidente, além das representações de alunos da instituição, de servidores docentes e administrativos, de egressos, da sociedade civil, diretores-gerais e por um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições do Consup