Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA oferta formação para uso de ferramentas voltadas ao ensino em ambientes virtuais
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA oferta formação para uso de ferramentas voltadas ao ensino em ambientes virtuais

Com o uso ferramentas digitais, a nova ação institucional tem foco na capacitação dos servidores.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 13/07/2020 10h53
  • última modificação 13/07/2020 11h01

Imprimir
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está com inscrições abertas aos servidores para realização de cursos com foco na aprendizagem em ferramentas digitais para planejamento, produção e avaliação de atividades de ensino de forma não presencial. A iniciativa é uma ação do Grupo de Trabalho para análise e planejamento de estratégias e processo formativo. Todos os cursos da Trilha Formativa estão cadastrados no Centro de Formação de Servidores (CFS) e podem ser utilizados como forma de complementar parte da carga horária dedicada às atividades de forma remota dos servidores.

Acesse o Painel de cursos e Materiais e faça sua inscrição

A diretora-geral do Centro de Referência Tecnológica (Certec) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Simone Santos, e que presidiu os trabalhos do Grupo explica que a trilha formativa surgiu a partir da análise que o da pesquisa institucional  aplicada junto aos servidores e estudantes, no mês de maio. “Essa enquete demonstrou que algo em torno de 20% dos nossos professores não se sentiam com habilidade técnica para produzir conteúdo digital para o contexto de atividades não presenciais”.

Nesse painel, o servidor poderá escolher o melhor caminho (itinerário) para ele, já que a trilha não é fechada, não tem um aspecto linear. O servidor pode verificar, por exemplo, que sabe produzir uma vídeo-aula, mas quer conhecer melhor os processos que envolvem o ensino a distância. Então, ele pode ir de uma categoria a outra, com essa flexibilidade de escolha. Depois de escolher o curso, o servidor será direcionado desse painel para o Centro de Formação do Servidor (CFS), onde realizará a sua inscrição. Essa inscrição será validada pela chefia imediata. O servidor deverá cumprir toda a carga horária do curso.

Cursos serão reconhecidos e certificados pelo Centro de Formação de Servidores – CFS

Os servidores que optarem por realizar a trilha formativa proposta obterão o reconhecimento institucional e a certificação pelo Centro de Formação do Servidor (CFS), uma vez que nem todos os cursos que estão indicados foram produzidos pelo IFMA, em sua maioria. “Buscamos parceiros – inclusive outros institutos federais – que ofertam esses cursos que nós compreendemos como importantes para fazer parte dessa trilha formativa”, explica Simone Santos.

Para efeito de comprovação e da validação dos cursos realizados, o servidor deverá anexar o certificado de conclusão do curso no SUAP, módulo Gestão de Pessoas > CFS > Minhas Inscrições. Com esse certificado anexado no CFS, o servidor poderá contabilizar essa carga horária como parte da sua hora de trabalho.

A Trilha Formativa

O painel de cursos e materiais da trilha formativa está dividida em quatro áreas: 1) Fundamentos para o ensino Remoto, onde são trabalhados os conceitos mais básicos do ensino a distância; 2) Produção de Mídias Digitais, com uma abordagem mais instrumental (como fazer vídeo-aulas, por exemplo), rede de repositórios e noções de direitos autorais; 3) Ferramentas Digitais, com suas abordagens e estratégias de aplicação e 4) Planejamento e Avaliação, onde são apresentadas situações que possibilitem  ao professor pensar como se dá o planejamento dele dentro desse contexto de ensino remoto.

Esses quatro grandes eixos formam a trilha formativa. Vale ressaltar que a trilha não é fechada nem linear, o que significa dizer que o professor pode transitar por esses eixos em seções diferentes. “Nós trabalhamos a partir da concepção que esse instrumento é um organismo vivo. Porque a medida que nós formos produzindo nossos materiais, os nossos projetos formativos institucionais, nós estaremos “alimentando” essa trilha para que haja a ampliação desse processo de uma forma continuada”, esclarece a diretora-geral do Centro de Referência Tecnológica.

Os cursos apontados na trilha são de curta duração, complementa Simone Santos. “A gente entende que, para esse momento inicial, é importante que seja algo mais funcional, mais prático, com a possibilidade de ampliação dessa trilha em outros níveis de formação”.

Os cursos também foram pensados dentro da perspectiva da auto instrucionalidade, com metodologia de ensino 100% virtual, onde o próprio servidor inicia e finaliza o curso com todo o material didático que foi pensado por essas instituições parceiras, que estão ofertando esses cursos selecionados para a trilha formativa.

Agora já está disponível no painel o primeiro curso de instrumentalização feito pelo Grupo de Trabalho do IFMA, dentro da perspectiva das ferramentas digitais, o curso do Google Classroom e suas ferramentas (40h), como o Meeting. Esse curso merece destaque, pois o Google Classroom hoje se apresenta como a ferramenta padrão para desenvolver atividades remotas.

Grupo de Trabalho para análise e planejamento de estratégias e processo formativo

Foi instituído no início de maio, por meio da Portaria IFMA nº 1.868, de 20 de maio de 2020, com objetivo de discutir estratégias e implementar ações de formação docente para o desenvolvimento de atividades acadêmicas não presenciais. Integram o grupo um total de 19 servidores, com representações do Centro de Referência Tecnológica (Certec), Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e das Diretorias Gerais e de Ensino dos campi.

Portaria IFMA nº 2.656, de 18 de junho de 2020, regulamentou a trilha formativa para a utilização de ferramentas digitais que favoreçam os processos de ensino e de aprendizagem no contexto emergencial relativo à preparação de materiais e atividades pedagógicas não presenciais. documento ressalta a importância da capacitação docente para o uso de conteúdos digitais no processo ensino-aprendizagem, necessidade que ficou ainda mais evidente em tempos de distanciamento social.

Acesse o Painel de cursos e Materiais e faça sua inscrição

 

Fim do conteúdo da página