Página Inicial > Notícias > Eleições Consup: divulgada lista homologada de candidatos

Eleições Consup: divulgada lista homologada de candidatos

Propaganda eleitoral ocorre esta quinta (16) e sexta (17). Votação será no dia 20 de julho pelo Helios Voting. Eleições de membros é para os segmentos docente e técnico-administrativo.
  • publicado 15/07/2020 22h46
  • última modificação 15/07/2020 22h46

Foi divulgada nesta quarta-feira (15) a lista homologada de candidatos para o processo de escolha dos novos representantes dos segmentos docente e técnico-administrativo do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O período de propaganda eleitoral ocorre nesta quinta (16) e sexta-feiras (17). A votação será realizada no dia 20 de julho, pelo sistema Helios Voting. Também foram publicados os resultados dos recursos à lista preliminar de candidatos.

Acesse a lista de candidatos (homologada)

Resultado dos recursos à lista provisória de candidatos

Votação

Cada eleitor votará nos candidatos do seu segmento. A votação para escolha dos delegados ocorrerá das 08h às 18h do dia 20.07, e ocorrerá por meio do sistema Helios Voting. Para acessar o terminal de votação será necessário a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP).

Polos e Fóruns Regionais

Para o processo eleitoral, os campi serão divididos em Polos, num total de quatro, sendo eles o Metropolitano, Cocais/Litoral Leste, Central/Baixada e Sul/Tocantino, considerando o aspecto da regionalidade, bem como para garantir equilíbrio no quantitativo de votantes em razão da quantidade de servidores.  Após a escolha dos delegados, serão realizados os Fóruns regionais por meio de webconferências. É no fórum de cada Polo que ocorrerá a definição dos novos conselheiros, sendo duas vagas por segmento ao Polo Metropolitano e uma vaga por segmento para cada um dos demais Polos, totalizando dez novos conselheiros, cinco docentes e cinco administrativos, além dos suplentes em igual número.

Conselho Superior – Consup

O Consup é o órgão máximo do IFMA, conforme estabelece o Estatuto, o Regimento Geral e o Regimento Interno. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional.

O colegiado é composto por dois membros natos (ex-reitores) e 30 membros com direito a voto (reitor, como presidente, além das representações de alunos da instituição, de servidores docentes e administrativos, de egressos, da sociedade civil, diretores-gerais e por um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições do Consup