Página Inicial > Notícias > Colégio de Dirigentes avalia indicadores do Planejamento estratégico

Colégio de Dirigentes avalia indicadores do Planejamento estratégico

Reunião de Avaliação da Estratégia monitorou objetivos e indicadores referentes ao ano de 2019.
  • publicado 17/07/2020 12h25
  • última modificação 17/07/2020 12h25

O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Maranhão, integrado pelo reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores de campus, reuniu-se na quarta-feira (15), por meio de webconferência, na 105ª Reunião Ordinária do Coldir, para tratar da segunda parte da Reunião de Avaliação da Estratégia, ação que faz parte do Planejamento Estratégico 2016-2020, e também discutir as medidas necessárias para retorno das aulas, que deverá ocorrer de forma não presencial.

Confira as pautas a seguir:

Reunião de Avaliação da Estratégia

A Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) é um instrumento para avaliar a evolução da estratégia, tomar decisões estratégicas e definir responsabilidades. Essa foi a segunda parte da RAE do 3º ciclo (ano de 2019) e consistiu em um momento de avaliação dos objetivos estratégicos e seus indicadores, a fim de mensurar quais objetivos estão sendo alcançados e quais não são satisfatórios. A reunião foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César Teixeira, e pelo consultor Marcus Flávio Lenza, da Steinbeis-SIBE do Brasil, empresa que vem assessorando o IFMA na construção e avaliação do Planejamento Estratégico.

Nesta etapa, foram avaliados os seguintes objetivos estratégicos: desenvolver cultura orientada para resultados; promover formação continuada e adequada aos interesses institucionais; fortalecer a imagem institucional; implantar e desenvolver a gestão do conhecimento; integrar e otimizar as ações de planejamento e gestão; ampliar e diversificar as atividades voltadas à educação inclusiva e a distância; intensificar o uso de tecnologias e metodologias inovadoras no processo educacional; fortalecer e ampliar programas e projetos voltados aos arranjos locais; ampliar e integrar ensino, pesquisa e extensão; desenvolver parcerias com o setor produtivo e instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais; desenvolvimento sócio econômico e cultural do Estado; cidadãos críticos e qualificados para o mundo do trabalho; e contribuições inovadoras para o avanço científico, tecnológico e produtivo.

O reitor Roberto ressaltou a relevância do Planejamento Estratégico, sobretudo nesse período em que as atividades acadêmicas foram suspensas e muitos servidores estão trabalhando remotamente. “A execução do Planejamento Estratégico está legando ao IFMA vários avanços. E isso num momento difícil e de muitas incertezas. Estamos alcançando resultados institucionais positivos, mesmo com todas as mudanças que tivemos que implementar em razão da pandemia do novo Coronavírus”.

Informes

Na próxima terça-feira (21), a Rede de Diretores-Gerais do IFMA vai participar de uma reunião virtual, em que será definida a data para a retomada das aulas nos campi. Inicialmente, o retorno será de forma não presencial, com possibilidade de desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas ou não por tecnologias digitais. Outro ponto que será discutido na reunião é a concessão de auxílio financeiro para os estudantes em situação de vulnerabilidade social que não dispõem de acesso à internet ou dispositivos eletrônicos para acesso aos conteúdos.

A diretora do Centro de Referência Tecnológica (Certec), Simone Santos, e o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, William Mendes, informaram que na segunda-feira (20), será realizada uma reunião de alinhamento entre os servidores de TI e da área de Ensino, a fim de definir todos os pontos sobre a integração do Google Classroom com o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A criação de turmas na plataforma do Google faz parte das diretrizes para oferta de atividades pedagógicas não presenciais nos cursos presenciais de nível médio, graduação e pós-graduação, aprovadas pela Portaria nº 2.618, de 12 de junho de 2020.

A diretora de Assuntos Estudantis, Dayse Rocha, informou aos dirigentes sobre a aprovação do Manual de orientações para atendimento, notificação e encaminhamento de casos de violência autoprovocada (automutilação ou tentativa de suicídio), que estabelece os procedimentos a serem adotados pela comunidade escolar nessas situações. A partir de agosto, o documento será amplamente divulgado para os alunos e servidores do IFMA, fortalecendo as estratégias de promoção da saúde mental no Instituto.