Página Inicial > Notícias > Votação para delegados aos Fóruns do Consup ocorrerá nesta segunda (20)

Votação para delegados aos Fóruns do Consup ocorrerá nesta segunda (20)

Eleição será realizada das 8h às 18h, de forma virtual por meio do sistema Helios Voting.
  • publicado 17/07/2020 11h43
  • última modificação 17/07/2020 16h07

Na segunda-feira (20), servidores docentes e administrativos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vão votar para escolher os delegados que representarão as categorias nos Fóruns Regionais para formação do novo quadro de Conselheiros do Instituto. A votação acontece das 8h às 18h, de forma virtual, por meio do Sistema Helios Voting. O Acesso ao terminal de votação estará disponível na página das Eleições do CONSUP ou acessando diretamente pelo endereço – https://portal.ifma.edu.br/terminal-de-votacao-eleicoes-consup/.  No dia da Votação, o link será enviado ao seu e-mail institucional ou acadêmico e estará acessível no Portal do IFMA e dos campi, no SUAP e nas redes sociais. Em todos esses locais haverá uma publicação com o link para o terminal de votação. Nesta primeira etapa serão eleitos 89 delegados, sendo 37 docentes e 52 técnico-administrativos.

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente do IFMA. Cada eleitor poderá votar em nenhum ou em quantidade de candidatos até o limite do total de delegados definidas para sua unidade. Acesse aqui a tabela e confira quantos delegados serão eleitos em cada unidade – Campus e Reitoria.

Polos e Fóruns Regionais

Para o processo eleitoral, os campi estão divididos em Polos, num total de quatro, sendo eles o Metropolitano, Cocais/Litoral Leste, Central/Baixada e Sul/Tocantino, considerando o aspecto da regionalidade, bem como para garantir equilíbrio no quantitativo de votantes em razão da quantidade de servidores.  É no fórum de cada Polo que ocorrerá a definição dos novos conselheiros, sendo duas vagas por segmento ao Polo Metropolitano e uma vaga por segmento para cada um dos demais Polos, totalizando dez novos conselheiros, cinco docentes e cinco administrativos, além dos suplentes em igual número.

Como votar com o Helios Voting

Para votar pelo sistema Helios Voting, será necessário se autenticar com as credenciais institucionais – login (matrícula) e senha do Suap, Suap Edu ou Q-Acadêmico (assista ao tutorial em vídeo). Caso o servidor não faça uso do Suap, Suap Edu ou Q-acadêmico ou tenha esquecido a senha, será necessário criar ou atualizar seu login e senha, para que tenha acesso à ferramenta de votação. Acesse os tutoriais abaixo sobre criação e redefinição das credenciais institucionais:

Como criar ou redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no SUAP

Como redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no Q-Acadêmico

Também foi lançado um Manual do Eleitor, que explica como votar utilizando a ferramenta de votação remota.  Clique no banner abaixo para acessar.