Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Votação para delegados aos Fóruns do Consup ocorrerá nesta segunda (20)
Início do conteúdo da página Notícias

Votação para delegados aos Fóruns do Consup ocorrerá nesta segunda (20)

Eleição será realizada das 8h às 18h, de forma virtual por meio do sistema Helios Voting.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 17/07/2020 11h43
  • última modificação 17/07/2020 16h07

Imprimir
Na segunda-feira (20), servidores docentes e administrativos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vão votar para escolher os delegados que representarão as categorias nos Fóruns Regionais para formação do novo quadro de Conselheiros do Instituto. A votação acontece das 8h às 18h, de forma virtual, por meio do Sistema Helios Voting. O Acesso ao terminal de votação estará disponível na página das Eleições do CONSUP ou acessando diretamente pelo endereço – https://portal.ifma.edu.br/terminal-de-votacao-eleicoes-consup/.  No dia da Votação, o link será enviado ao seu e-mail institucional ou acadêmico e estará acessível no Portal do IFMA e dos campi, no SUAP e nas redes sociais. Em todos esses locais haverá uma publicação com o link para o terminal de votação. Nesta primeira etapa serão eleitos 89 delegados, sendo 37 docentes e 52 técnico-administrativos. 

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente do IFMA. Cada eleitor poderá votar em nenhum ou em quantidade de candidatos até o limite do total de delegados definidas para sua unidade. Acesse aqui a tabela e confira quantos delegados serão eleitos em cada unidade – Campus e Reitoria.

Polos e Fóruns Regionais

Para o processo eleitoral, os campi estão divididos em Polos, num total de quatro, sendo eles o Metropolitano, Cocais/Litoral Leste, Central/Baixada e Sul/Tocantino, considerando o aspecto da regionalidade, bem como para garantir equilíbrio no quantitativo de votantes em razão da quantidade de servidores.  É no fórum de cada Polo que ocorrerá a definição dos novos conselheiros, sendo duas vagas por segmento ao Polo Metropolitano e uma vaga por segmento para cada um dos demais Polos, totalizando dez novos conselheiros, cinco docentes e cinco administrativos, além dos suplentes em igual número.

Como votar com o Helios Voting

Para votar pelo sistema Helios Voting, será necessário se autenticar com as credenciais institucionais – login (matrícula) e senha do Suap, Suap Edu ou Q-Acadêmico (assista ao tutorial em vídeo). Caso o servidor não faça uso do Suap, Suap Edu ou Q-acadêmico ou tenha esquecido a senha, será necessário criar ou atualizar seu login e senha, para que tenha acesso à ferramenta de votação. Acesse os tutoriais abaixo sobre criação e redefinição das credenciais institucionais:

Como criar ou redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no SUAP

Como redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no Q-Acadêmico

Também foi lançado um Manual do Eleitor, que explica como votar utilizando a ferramenta de votação remota.  Clique no banner abaixo para acessar.

 

 

Veja também o simulador de votação e pratique

No simulador de votação, estudantes e servidores vão poder se ambientar com o sistema Helios Voting em um pleito com candidatos fictícios, mas com a mesma configuração e layout que será utilizada no processo para escolha das Comissões Eleitorais e também nas Eleições para os cargos de Reitor e Diretores-gerais. O objetivo é fornecer uma experiência de estar diante do ambiente de votação como no dia da eleição e permitindo que o eleitor repita várias vezes o voto. A ferramenta estará disponível para testes até às 23h59 do dia 18.07.

Retificação na Lista de Candidato – Na quinta-feira (17), a Comissão Executiva a divulgou a Retificação dos Candidatos aptos ao Pleito. A nova relação pode ser conferida no Aviso nº 09 – Retificação nº 01 das Candidaturas Homologadas aos delegados para os segmentos docentes e técnicos administrativo do Conselho Superior

registrado em:
Fim do conteúdo da página