Página Inicial > Notícias > Divulgado resultado final das eleições de delegados para escolha de membros do Consup

Ao todo, foram 89 vagas para delegados, que vão escolher 10 membros do Consup – cinco do segmento técnico administrativo e cinco do segmento docente.
  • publicado 23/07/2020 17h02
  • última modificação 23/07/2020 17h02

O Comitê Executivo do Processo de Escolha para Membros do Conselho Superior (Consup) do IFMA divulgou nesta quinta-feira (23) a homologação do resultado final das eleições de delegados dos 29 campi e Reitoria da instituição. A votação ocorreu na segunda-feira (20), de forma remota, pelo sistema Helios Votting. Ao todo, foram 89 vagas para os delegados (52 para técnicos administrativos em educação e 37 para professores), que vão participar de fóruns regionais, nos quais serão definidos os novos membros do Consup – cinco do segmento técnico-administrativo e cinco do segmento docente, e seus respectivos suplentes em igual número.

Resultado final das eleições para delegados

Polos e Fóruns Regionais

Para o processo eleitoral, os campi são divididos em Polos, num total de quatro. O Polo Metropolitano é formado pelos campi Alcântara, Rosário, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo e Reitoria. O Polo Cocais/Litoral Leste abrange os campi Araioses, Barreirinhas, Caxias, Codó, Coelho Neto e Timon. O Polo Central/Baixada é composto pelos campi Barra do Corda, Pedreiras, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Viana e Zé Doca. O Polo Sul/Tocantino é constituído pelos campi Açailândia, Buriticupu, Carolina, Grajaú, Imperatriz, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras e Porto Franco. A divisão considera o aspecto da regionalidade e busca garantir equilíbrio no quantitativo de votantes em razão da quantidade de servidores.

Após a escolha dos delegados de cada campus e da Reitoria, serão realizados os Fóruns regionais por meio de webconferências. É no fórum de cada Polo que ocorrerá a definição dos novos conselheiros – duas vagas por segmento serão preenchidas pelo Polo Metropolitano e uma vaga por segmento para cada um dos demais Polos, totalizando dez novos conselheiros, cinco docentes e cinco administrativos, além dos suplentes em igual número.

Conselho Superior – Consup

O Consup é o órgão máximo do IFMA, conforme estabelece o Estatuto, o Regimento Geral e o Regimento Interno. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional.

O colegiado é composto por dois membros natos (ex-reitores) e  30 membros com direito a voto (reitor, como presidente, além das representações de alunos da instituição, de servidores docentes e administrativos, de egressos, da sociedade civil, diretores-gerais e por um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições do Consup