Página Inicial > Notícias > I Festival Virtual de Arte e Cultura: inscrições abertas para estudantes e servidores

Estudantes e servidores do IFMA podem se inscrever, até o dia 31 de julho, para a Mostra Artístico Cultural  e, até o dia 10 de agosto, para palestras, minicursos, vídeo-posteres e intervenções artísticas
  • Assessoria de Comunicação com informações do IF Sertão PE
  • publicado 24/07/2020 18h31
  • última modificação 24/07/2020 20h13

Estão abertas as inscrições para submissão de propostas de servidores e estudantes do IFMA para atividades que integrarão a programação do I Festival Virtual de Arte e Cultura, promovido pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

O Festival acontecerá no período de 02 a 04 de setembro e possui como objetivo fomentar o desenvolvimento de ações culturais e artísticas, de forma a envolver toda a comunidade, proporcionando a divulgação e a valorização de atividades que expressem a diversidade e multiplicidade de linguagens artístico-culturais. O evento conta com o apoio do IFMA, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Áreas contempladas

As propostas submetidas devem contemplar atividades nas seguintes linguagens:

1. música,
  2. dança,
  3. literatura,
  4. teatro,
  5. artes visuais
  6. audiovisuais.

Para acessar o edital, clique aqui.  Leia,  também, Ofício do IF Sertão PE  com a concessão do prazo até o dia 10 de agosto para a inscrição para palestras, minicursos, vídeo-pôsteres e intervenções artísticas.

As inscrições de propostas de apresentações para a MOSTRA ARTÍSTICO CULTURAL podem ser realizadas até o dia 31 de julho, clique aqui.

As inscrições de propostas de PALESTRAS, MINICURSOS, VÍDEO-PÔSTERES, INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS podem ser feitas até o dia 10 de agosto:  clique aqui.

Para quem deseja se inscrever na Mostra Artístico-Cultural, deverá ser enviado um vídeo, com até 5 minutos, que contemple apresentações de música, artes visuais, dança, teatro, audiovisual ou literatura. Precisa ser preenchido o formulário, disponível aqui.

Os inscritos nessa categoria passarão por triagem (pré-avaliação) realizada pela comissão organizadora e somente serão escolhidos para participar da Mostra Artístico Cultural durante o I Festival Virtual de Arte e Cultura, com avaliação do júri técnico e júri popular, os cinco primeiros classificados de cada linguagem com premiação ao final para os três primeiros classificados.

Dicas para a gravação do vídeo

1. Utilize celular (ou se tiver disponível, uma câmera) que tenha intimidade e conheça suas funcionalidades. O aparelho deverá estar na posição horizontal e, para evitar instabilidade na imagem, utilize algum tipo de suporte.
  2. É importante que a gravação seja realizada em um ambiente claro ou local bem iluminado. Dê preferência para a gravação durante o dia, porque poderá aproveitar a luz solar.
  3. Fique atento aos ruídos! Escolha um ambiente que não tenha interferências.
  4. Os vídeos para a Mostra Artístico-Cultural, video-pôsteres e Intervenções artísticas devem ter no máximo 5 minutos de duração e, para as videopalestras, de 15 a 30 minutos.
  5. Ao gravar seu vídeo, posicione-se proporcionalmente na tela do celular, notebook ou câmera. Escolha como quer aparecer sua imagem: corpo inteiro ou em ângulo que capte apenas da cintura para cima. O equipamento de gravação deverá estar na posição horizontal. Se for preciso, utilize o aparelho sobre uma base (livros, móveis, tripé etc.) e peça ajuda a alguém de sua casa para realizar um melhor enquadramento.
  6. Se você julgar necessária a edição do seu vídeo, poderá realizar pelo próprio celular, por meio de aplicativos, ou em computadores, usando softwares específicos para a edição. Atualmente existem muitas opções de softwares simples e gratuitos para iniciantes.

É importante ficar atento ao prazo de submissão, que segue até o dia 31 de julho, e ler atentamente todo o edital. Outras informações podem ser obtidas enviando e-mail para: [email protected]

Assunto(s): Artes , cultura , festival , IF Sertão