Página Inicial > Notícias > Fóruns para escolha de membros do Consup acontecem nesta segunda e terça

Fóruns para escolha de membros do Consup acontecem nesta segunda e terça

Segmentos docente e técnico-administrativo vão eleger seus novos representantes no Conselho Superior do IFMA.
  • publicado 27/07/2020 00h07
  • última modificação 28/07/2020 11h12

Nesta segunda (27) e terça-feira (28), serão realizados os fóruns que vão definir os novos representantes dos segmentos docente e técnico-administrativo no Conselho Superior do IFMA (Consup). Os fóruns acontecerão por webconferência, com a participação dos delegados eleitos pelos professores e técnicos administrativos dos 29 campi e da Reitoria. Serão eleitos dez novos membros do Consup, sendo cinco de cada segmento, bem como seus respectivos suplentes em igual número.

Os campi foram divididos em 4 Polos: Metropolitano, Cocais/Litoral, Central/Baixada e Sul/Tocantino. A divisão levou em conta o aspecto da regionalidade e buscou garantir o equilíbrio no quantitativo de votantes em razão da quantidade de servidores. Em cada fórum, os segmentos irão se reunir separadamente, haverá o registro de candidaturas e, posteriormente, os delegados votam entre si utilizando o sistema Helios Voting. Ao todo, serão eleitos dez novos conselheiros – duas vagas por segmento para o Polo Metropolitano e uma vaga por segmento para cada um dos demais polos, totalizando dez novos conselheiros.

Os fóruns acontecerão nos seguintes dias e horários:

Dia 27 de julho

08h às 12h – Polo Central/Baixada

Unidades: Bacabal, Barra do Corda, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Viana e Zé Doca.

Vagas para conselheiros: 1 do segmento técnico-administrativo e 1 do segmento docente.

14h às 18h – Polo Cocais/Litoral Leste

Unidades: Araioses, Barreirinhas, Caxias, Codó, Coelho Neto e Timon.

Dia 28 de julho

08h às 12h – Polo Sul/Tocantino

Unidades: Açailândia, Buriticupu, Carolina, Grajaú, Imperatriz, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras e Porto Franco.

14h às 18h – Polo Metropolitano

Unidades: Alcântara, Rosário, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo e Reitoria.

Vagas para conselheiros: 2 do segmento técnico-administrativo e 2 do segmento docente.

O resultado das eleições dos Fóruns será divulgado no dia 29 de julho e o prazo para apresentação de recursos será o dia 30 de julho.

Conselho Superior – Consup

O Consup é o órgão máximo do IFMA, conforme estabelece o Estatuto, o Regimento Geral e o Regimento Interno. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional.

O colegiado é composto por dois membros natos (ex-reitores) e 30 membros com direito a voto (reitor, como presidente, além das representações de alunos da instituição, de servidores docentes e administrativos, de egressos, da sociedade civil, diretores-gerais e por um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições do Consup