Página Inicial > Notícias > Eleições Consup: Divulgada lista provisória dos novos conselheiros

Eleições Consup: Divulgada lista provisória dos novos conselheiros

Recursos podem ser interpostos até o dia 30 de julho, na página das eleições do Consup ou pelo SUAP.
  • publicado 29/07/2020 19h40
  • última modificação 29/07/2020 19h40

Foi divulgado nesta quarta-feira (29) o resultado preliminar das eleições dos novos membros do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Os representantes foram escolhidos pelos delegados durante os Fóruns Regionais, realizados nos dias 27 e 28 por webconferência. A lista provisória traz os nomes de dez novos conselheiros, cinco docentes e cinco administrativos, além dos suplentes em igual número. Os recursos contra o resultado preliminar podem ser interpostos até o dia 30 de julho, na página das Eleições do Consup ou no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). O resultado final deve ser divulgado no dia 31 de julho.

Resultado preliminar do processo eleitoral para membros do Consup

Processo eleitoral

Para o processo eleitoral, os campi foram divididos em Polos, num total de quatro. O Polo Metropolitano foi formado pelos campi Alcântara, Rosário, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo e Reitoria. O Polo Cocais/Litoral Leste abrangeu os campi Araioses, Barreirinhas, Caxias, Codó, Coelho Neto e Timon. O Polo Central/Baixada foi composto pelos campi Barra do Corda, Pedreiras, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Viana e Zé Doca. O Polo Sul/Tocantino foi constituído pelos campi Açailândia, Buriticupu, Carolina, Grajaú, Imperatriz, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras e Porto Franco. A divisão considerou o aspecto da regionalidade e buscou garantir equilíbrio no quantitativo de votantes em razão da quantidade de servidores.

Após a escolha dos delegados de cada campus e da Reitoria, foram realizados os Fóruns Regionais por meio de webconferências, durante os quais ocorreu a definição dos novos conselheiros – duas vagas por segmento foram destinadas para o Polo Metropolitano e uma vaga por segmento para cada um dos demais Polos.

Conselho Superior – Consup

O Consup é o órgão máximo do IFMA, conforme estabelece o Estatuto, o Regimento Geral e o Regimento Interno. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional.

O colegiado é composto por dois membros natos (ex-reitores) e  30 membros com direito a voto (reitor, como presidente, além das representações de alunos da instituição, de servidores docentes e administrativos, de egressos, da sociedade civil, diretores-gerais e por um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições do Consup