Página Inicial > Notícias > Eleições IFMA: lista preliminar de candidatos é publicada

Eleições IFMA: lista preliminar de candidatos é publicada

• publicado 29/07/2020 22h16
  • última modificação 29/07/2020 22h20

A Comissão Eleitoral Central do processo de consulta à comunidade para escolha do novo Reitor e de Diretores-gerais dos campi do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, nesta quarta-feira, 29, a lista preliminar de inscrições de candidatos deferidas e indeferidas ao pleito. Os recursos contra a publicação podem ser interpostos até às 23h59 do  dia 30 de julho, na página das Eleições do IFMA ou no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A homologação das candidaturas será divulgada no dia 31 de julho.

Acesse o Aviso nº 09 – Lista Preliminar de Candidatos

Além do Reitor(a), serão eleitos Diretores-Gerais para os campi Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca. Não haverá eleição para Diretores-gerais nos campi de Araioses, Itapecuru-Mirim e Presidente Dutra. O mandato dos novos dirigentes será para o quadriênio de 2020 a 2024.

Votação

O processo de consulta eleitoral ocorrerá em turno único e será realizado por meio de voto secreto, presencial e facultativo com o uso do sistema Helios Voting, em votação no dia 12 de agosto, das 08h às 20h. Para acessar o terminal de votação será necessário a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP).  Para que seja garantido o acesso à eleição a todos os eleitores de todos os segmentos, os campi, polos de educação a distância e a Reitoria disponibilizarão terminais de votação para uso presencial.

Conforme Decreto nº 6.986/2009, a classificação dos candidatos é feita de acordo com o peso de cada segmento, sendo 1/3 para docentes, 1/3 para técnicos administrativos e 1/3 para alunos.

Próximas etapas do cronograma:

– Recursos contra a lista preliminar de candidatos: 30 de julho

– Resposta dos recursos e homologação definitiva dos candidatos: 31 de julho

– Período da campanha eleitoral: de 01º a 10 de agosto

– Votação e Apuração: 12 de agosto

– Divulgação dos resultados: 13 de agosto (logo que finalizada a apuração)

– Recurso contra a eleição/apuração: 14 de agosto

– Divulgação dos recursos e do resultado definitivo da eleição: 17 de agosto

– Envio dos resultados da eleição para o CONSUP: 18 de agosto

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições do IFMA