Página Inicial > Notícias > Divulgado o resultado final das eleições para novos membros do Consup

Divulgado o resultado final das eleições para novos membros do Consup

Foram eleitos dez novos conselheiros: cinco do segmento docente e cinco do segmento técnico-administrativo.
  • publicado 31/07/2020 22h46
  • última modificação 31/07/2020 22h46

A Comissão Executiva divulgou o resultado final das eleições para novos membros do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Maranhão. Foram eleitos dez novos conselheiros – cinco do segmento docente e cinco do segmento técnico-administrativo, além de suplentes em igual número. Os representantes foram escolhidos durante os Fóruns Regionais, que aconteceram nos dias 27 e 28 de julho, com a participação dos delegados eleitos pelos técnicos administrativos e professores do IFMA em votação realizada no dia 20 de julho.

Não houve interposição de recursos contra o resultado preliminar das eleições, conforme consta no Aviso nº 16.

Acesse o Resultado final das eleições para membros do Consup

Confira a lista com os nomes dos membros titulares e suplentes:

Segmento docente

Segmento técnico-administrativo

Processo eleitoral

Para o processo eleitoral, os campi foram divididos em Polos, num total de quatro: Polo Metropolitano, Polo Cocais/Litoral Leste, Polo Central/Baixada e Polo Sul/Tocantino. A divisão considerou o aspecto da regionalidade e buscou garantir equilíbrio no quantitativo de votantes em razão da quantidade de servidores. Os Polos tiveram a seguinte composição:

• Polo Central/Baixada: Barra do Corda, Pedreiras, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Viana e Zé Doca;
  • Polo Cocais/Litoral Leste: Araioses, Barreirinhas, Caxias, Codó, Coelho Neto e Timon;
  • Polo Sul/Tocantino: Açailândia, Buriticupu, Carolina, Grajaú, Imperatriz, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras e Porto Franco;
  • Polo Metropolitano: Alcântara, Rosário, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo e Reitoria.

Após a escolha dos delegados de cada campus e da Reitoria, foram realizados os Fóruns Regionais por meio de webconferências, durante os quais ocorreu a definição dos novos conselheiros – duas vagas por segmento foram destinadas para o Polo Metropolitano e uma vaga por segmento para cada um dos demais Polos.

Conselho Superior – Consup

O Consup é o órgão máximo do IFMA, conforme estabelece o Estatuto, o Regimento Geral e o Regimento Interno. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional.

O colegiado é composto por dois membros natos (ex-reitores) e 30 membros com direito a voto (reitor, como presidente, além das representações de alunos da instituição, de servidores docentes e administrativos, de egressos, da sociedade civil, diretores-gerais e por um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições do Consup