Página Inicial > Notícias > Eleições IFMA 2020: campanha eleitoral vai até dia 10 de agosto

Eleições IFMA 2020: campanha eleitoral vai até dia 10 de agosto

Com prazo iniciado no sábado (1º), campanha terá duração de 10 dias. A votação ocorre dia 12 de agosto. Estão em disputa os cargos de reitor e diretores-gerais dos campi.
  • publicado 03/08/2020 13h50
  • última modificação 03/08/2020 14h01

Teve início no sábado (1º) o prazo para a propaganda eleitoral das Eleições 2020 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A campanha terá duração de 10 dias. A eleição, em turno único, está marcada para o dia 12 de agosto, quando os servidores e alunos vão escolher os novos representantes para os cargos de reitor e diretores-gerais dos campi. A votação ocorrerá de forma remota com o uso do sistema Helios Voting.

Para o pleito, são 54 candidatos a diretores-gerais de campi e quatro candidatos a reitor.

Propaganda eleitoral

Entre as preocupações destacadas no regulamento da campanha eleitoral 2020, está a veiculação de informações com conteúdo falso, as chamadas “fake News”. Também ganhou  especial destaque no texto a proibição de adotar, nas propagandas, comportamento que atente contra as ações de combate à Covid-19.

Neste ano, por causa da situação provocada pela pandemia de Covid-19, foi autorizado também o uso do e-mail institucional para a realização de campanhas. Os candidatos, no entanto, não poderão usar, direta ou indiretamente, a estrutura administrativa ou acadêmica do IFMA, além dos bens materiais e imateriais da instituição, para desenvolver suas ações de campanha.

Segundo o regulamento eleitoral, os candidatos que realizarem propaganda fora do período estipulado pela norma estarão sujeitos à pena de impugnação ou cancelamento das candidaturas.

Além do reitor da instituição, serão eleitos diretores-gerais para os campi Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca. Não haverá eleição para Diretores-gerais nos campi de Araioses, Itapecuru-Mirim e Presidente Dutra. O mandato dos novos dirigentes será para o quadriênio de 2020 a 2024.

Votação

Uma das novidades do pleito este ano é a votação remota, utilizando o sistema on-line Helios Voting, para cumprir com as diretrizes sanitárias de distanciamento social, por conta da pandemia da Covid-19. Para que seja garantido o acesso à eleição a todos os eleitores de todos os segmentos, os campi, polos de educação a distância e a Reitoria disponibilizarão terminais de votação para uso presencial. No dia 12 de agosto, para acessar o terminal de votação será necessário a autenticação com as credenciais institucionais (login e senha do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP).

Próximas etapas do cronograma:

– Encerramento do período da campanha eleitoral:  10 de agosto

– Votação e Apuração: 12 de agosto

– Divulgação dos resultados: 13 de agosto (logo que finalizada a apuração)

– Recurso contra a eleição/apuração: 14 de agosto

– Divulgação dos recursos e do resultado definitivo da eleição: 17 de agosto

– Envio dos resultados da eleição para o CONSUP: 18 de agosto

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições do IFMA