Página Inicial > Notícias > Quatro campi do IFMA são contemplados pelo Programa Academia & Futebol

Quatro campi do IFMA são contemplados pelo Programa Academia & Futebol

Eles receberão aproximadamente R$ 394 mil em recursos do programa federal para criação de centros de ensino, pesquisa e extensão para a prática do esporte.
  • publicado 05/08/2020 11h50
  • última modificação 05/08/2020 11h50

Os campi Bacabal, Barreirinhas, Coelho Neto e Rosário, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), foram contemplados para receber financiamento do Programa Academia & Futebol, da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor (SNFDT), vinculada ao Ministério da Cidadania. Eles receberão R$ 393.830,63, para a implantação de centros de desenvolvimento do programa federal, que vai desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para a prática do esporte. A parceria foi publicada nesta terça-feira (4), Diário Oficial da União.

O projeto do IFMA prevê a instalação de três núcleos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas modalidades esportivas de futebol, futsal e beach soccer. Um público estimado de 600 crianças e jovens em situação de risco social e vulnerabilidade socioeconômica, na faixa etária de 8 a 19 anos, das regiões onde se encontram os campi selecionados, serão beneficiados pelo programa, que busca promover a prática desses esportes na perspectiva educacional e social. O trabalho terá duração de 24 meses.

Para atender às crianças e jovens, serão desenvolvidas clínicas técnicas de formação e capacitação para professores e técnicos de futebol, futsal e beach soccer em alguns campi do IFMA participantes do programa. Haverá ainda a realização de pesquisas visando produzir conhecimento científico por meio das ações realizadas no projeto e do diagnóstico das modalidades de futebol em suas localidades específicas. Os recursos também são destinados à compra de materiais esportivos, livros, computadores, realização de eventos e outras necessidades.

A chefe do Departamento de Difusão Artístico-Cultural, Desporto e Lazer, Mayara Anunciação, explicou que o projeto vai contribuir para o desenvolvimento e formação das crianças e jovens por meio da prática do esporte e, segundo ela, as ações da primeira parte do projeto serão iniciadas neste semestre. “Recebemos a aprovação da nossa proposta sistêmica contemplando quatro campi da nossa instituição para parceria do Programa Academia & Futebol com muita alegria e satisfação, pois compreendemos a importância do ensino, pesquisa e extensão na área do desporto para comunidade em geral, fortalecendo a formação integrada e cidadã dos nossos discentes, fomentando a pesquisa e cumprindo também com nossa missão social”, destacou.

A organização e estruturação da proposta sistêmica que foi submetida à SNFDT foi coordenada pelo Departamento de Difusão Artístico-Cultural, Desporto e Lazer do IFMA em colaboração com os professores de Educação Física dos campi, que enviaram as propostas aprovadas – Luís Fernando Raposo Nascimento (Bacabal), Mirelle Cutrim Penha (Barreirinhas), Jessica Rodrigues das Neves Alves Mota (Coelho Neto) e José Carlos Ribeiro (Campus Avançado de Rosário).

Saiba mais

Desenvolvido por intermédio da SNDT, o Programa Academia & Futebol busca garantir o acesso a prática do futebol, futsal e beach soccer, a crianças e adolescentes e pessoas com deficiência, bem como apoia a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos. São trabalhados três pilares: instalação de núcleos de vivência do futebol, futsal e beach soccer; criação de centros de pesquisa sobre futebol, futsal, beach soccer e direitos do torcedor; e realização de eventos e cursos na área de futebol, futsal, beach soccer e direitos do torcedor

O Programa funciona a partir da instalação de centros de desenvolvimento do futebol em Universidades e Institutos Federais. A iniciativa é custeada a partir de recursos próprios da secretaria, além de prever espaço para parcerias interministeriais e verbas de emendas parlamentares. O programa se destina a estudantes do ensino fundamental e médio; pesquisadores do campo do futebol; e profissionais interessados em atuar com futebol.