Página Inicial > Notícias > Candidatos a Reitor do IFMA participam de debate nesta segunda (10), às 19h

Candidatos a Reitor do IFMA participam de debate nesta segunda (10), às 19h

Os quatro candidatos vão participar do debate, que será promovido pelo Sindsep, Sinasefe e pelo Coletivo Para Todos.
  • publicado 10/08/2020 14h07
  • última modificação 10/08/2020 14h17

Será realizado nesta segunda-feira (10), a partir das 19h o segundo e último debate entre os candidatos ao cargo de Reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A atividade é promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) Seção Monte Castelo e também pelo Coletivo Para Todos. O debate será transmitido pelo canal da TV IFMA no Youtubee pelapágina do Facebook do Sindsep. Os quatro candidatos já confirmaram presença: Adroaldo Almeida, Carlos Cesar Teixeira, Hélson Falcão e Paulo Doval.

Confira aqui as regras do Debate

O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro bloco, haverá o sorteio da ordem de apresentação. Cada candidato terá quatro minutos para apresentar sua candidatura, trajetória na instituição e os motivos que o qualificam para o exercício do cargo. A previsão de duração do bloco é de aproximadamente 20 (vinte) minutos.

O segundo bloco consistirá em perguntas e respostas entre os candidatos a reitor, por temas determinados com direito a réplica e tréplica. Os temas que serão sorteados são: 1) Ensino; 2) Pesquisa e Inovação; 3) Extensão; 4) Gestão; 5) Assuntos Estudantis; 6) Combate às opressões; 7) Empreendedorismo e 8) Recursos Humanos. O mediador sorteará um tema, bem como o candidato que fará a pergunta e o que responderá. O candidato sorteado terá 1 (um) minuto para fazer sua pergunta sobre o tema e o candidato sorteado terá 3 (três) minutos para resposta.  A réplica será de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos e a tréplica será de 1 (um) minuto. A previsão de duração do bloco é de aproximadamente 50 (cinquenta) minutos.

No terceiro bloco ocorrerá o sorteio de três perguntas, sendo uma para cada segmento – estudantes, professores e técnicos administrativos em Educação – feitas por meio de um formulário, que será enviado via link para posterior averiguação e sorteio por parte das entidades organizadoras. As perguntas sorteadas serão respondidas por todos os candidatos. O tempo para resposta será de 3 (três) minutos para cada pergunta por candidato. Poderá haver direito de resposta, que será analisado em caso de solicitação. A previsão de duração do bloco é de aproximadamente 40 (quarenta) minutos.

No quarto bloco, será sorteada a ordem dos candidatos, que terão até 3 (três) minutos para as considerações finais e pedidos de votos à comunidade acadêmica. O tempo estimado para duração do bloco é de 15 (quinze) minutos.

O quê: Debate com os candidatos a reitor do IFMA

Quando: Dia 04 de agosto (terça-feira), às 19h