Página Inicial > Notícias > Eleições 2020: dicas úteis para o eleitor no dia da votação

Eleições 2020: dicas úteis para o eleitor no dia da votação

Na quarta-feira (12), comunidade do IFMA vai eleger novo reitor e diretores-gerais de 26 campi.
  • publicado 11/08/2020 11h57
  • última modificação 12/08/2020 00h26

Nesta quarta-feira (12), estudantes e servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vão eleger o reitor e diretores-gerais de 26 campi para o período 2020-2024. Um total de 31.003 eleitores estão aptos a votar, sendo 27.770 alunos, 1.722 professores e 1.511 técnicos administrativos em Educação.

Tire suas dúvidas sobre o dia da votação:

(As informações se baseiam nas normas do processo eleitoral, definidas pela Lei nº 11.892/2008, Decreto 6.986/2009 e Regulamento das Eleições 2020)

1) Como será o processo de escolha do reitor e diretor de campus?

O processo de consulta para escolha do reitor e diretores-gerais de campus ocorrerá em um único turno eleitoral, com votação remota por meio do sistema Helios Voting.

2) Qual é o horário da votação?

A votação será das 8h às 20h e ocorrerá de forma simultânea na Reitoria e nos campi.

3) Onde posso acessar o Sistema Helios Voting para votar?

Ele está disponível no Portal do IFMA. O terminal de votação pode ser acessado pelo endereço https://portal.ifma.edu.br/eleicoes-para-reitor-e-diretores-gerais/

4) Quais navegadores posso usar para acessar e votar com o Sistema Helios Voting?

Recomenda-se que o acesso seja feito com os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome. O Sistema Helios não é compatível com os navegadores Internet Explorer e Edge.

5) Quais campi vão eleger novos diretores-gerais?

Serão escolhidos diretores-gerais de 26 campi do IFMA: Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca. Não haverá eleição para diretores-gerais nos campi de Araioses, Itapecuru-Mirim e Presidente Dutra.

6) Quem são os candidatos a reitor e diretores-gerais?

Ao todo, quatro candidatos disputam o cargo de reitor e 54 candidatos concorrem ao cargo de diretor-geral. Para conhecê-los, acesse os links abaixo:

Candidatos a reitor do IFMA

Candidatos a direção-geral dos campi

7) Quem está apto a votar?

Podem votar os servidores (professores e técnicos administrativos) pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente e alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância. Assim, funcionários contratados por empresas terceirizadas, ocupantes de cargos de direção sem vínculo permanente com a instituição e professores substitutos não poderão participar da votação.

8) O que é o sistema Helios Voting?

O Helios Voting é dotado de um mecanismo de segurança que garante a confidencialidade do voto, através da criptografia dos dados. Trata-se de um software livre, com auditoria aberta, desenvolvido por pesquisadores do grupo criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Por meio de métodos criptográficos, o voto do eleitor é mantido em segredo. O sistema não fornece ao eleitor nenhum documento de votação que lhe possibilite apresentar a terceiros a sua opção de voto. É gerado tão somente um comprovante que confirma a participação no pleito.

9) Como votar utilizando o sistema Helios Voting?

Para acessar o terminal de votação, o servidor ou aluno deverá utilizar suas credenciais institucionais, que são o login (matrícula) e a senha do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) ou Q-Acadêmico. Por conta do distanciamento social, os estudantes e servidores poderão votar de casa. No entanto, os campi, polos de educação a distância e a Reitoria disponibilizarão terminais de votação para uso presencial, a fim de garantir o amplo acesso de todos os eleitores à votação.

Assista ao tutorial em vídeo

Baixe o Manual do Eleitor

10) Posso votar em um cargo e deixar de votar no outro?

Sim. Se o eleitor quiser, pode votar em apenas um dos cargos.

Voto nulo / voto em branco: Além da lista de candidatos, em cada urna haverá também as opções de voto “nulo” e “em branco”, que irão aparecer nesta ordem, após a lista em ordem alfabética dos candidatos.

11) Como será a apuração e a totalização dos votos?

A apuração ocorrerá logo após o fechamento de todas as urnas. O processo de apuração e totalização dos votos será realizado na Reitoria do IFMA, conduzido pelo presidente da Comissão Eleitoral Central, com apoio do Grupo de Trabalho Técnico, sendo supervisionado pelos demais membros da comissão. Haverá transmissão pelo canal da TV IFMA no YouTube.

12) Como são definidos os eleitos?

De acordo com os artigos 12 e 13 da Lei nº 11.892/2008 (lei de criação dos Institutos Federais), é atribuído o peso de 1/3 para cada segmento na votação: alunos, professores e técnicos administrativos em Educação. Significa que o critério de escolha não é a quantidade total de votos recebidos pelo candidato, mas o percentual obtido em cada segmento.

Todos os documentos do Processo Eleitoral estão disponíveis na página das Eleições do IFMA

Assunto(s): Eleições 2020 , IFMA , Votação