Página Inicial > Notícias > Estudantes e servidores escolhem dirigentes do IFMA

Estudantes e servidores escolhem dirigentes do IFMA

Nas primeiras quatro horas de votação, 25% dos eleitores exerceram o seu direito de fazer a escolha. A votação remota se encerra às 20 horas.
  • Cláudio Moraes. Fotos: Luis Morais, Jordana Faustino e Guilherme Cerqueira
  • publicado 12/08/2020 12h47
  • última modificação 12/08/2020 16h28

Marcos Nunes Sampaio, 17 anos, estudante do curso de Agropecuária em Caxias, utilizou a estrutura disponibilizada pelo IFMA para votar no campus

Já se iniciou o processo de votação das eleições para escolha de reitor e diretores gerais para o quadriênio 2020/2024.

A votação começou nesta quarta-feira (12/08) às 8 horas e se prolonga até às 20 horas. A apuração está prevista para ser iniciada logo após o encerramento da votação, com transmissão ao vivo, por meio do canal no Youtube, da TV IFMA. “A expectativa é de que os resultados sejam conhecidos em até quatro horas após o início da apuração”, avaliou o chefe da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação do IFMA (DIGTI), William Mendes.

O processo de consulta é realizado em um único turno eleitoral, com votação remota por meio do sistema Helios Voting, um software livre, com auditoria aberta, desenvolvido por pesquisadores do grupo criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

De acordo com William Mendes, o sistema é seguro. “Ele já foi utilizado em processos eleitorais de outras instituições e possui um nível de segurança baseado na criptografia dos dados que garante o voto secreto”, afirmou. “O voto é criptografado mesmo antes de ser enviado para o data center”, complementou.

O sistema não fornece ao eleitor nenhum documento de votação que lhe possibilite apresentar a terceiros a sua opção de voto. É gerado tão somente um comprovante que confirma a participação no pleito.

Eleitores

De acordo com levantamento oficial, 31.003 eleitores estão aptos a votar, sendo 27.770 alunos, 1.722 professores e 1.511 técnicos administrativos em Educação. De acordo com os artigos 12 e 13 da Lei nº 11.892/2008 (lei de criação dos Institutos Federais), na votação é atribuído o peso de 1/3 para cada segmento (estudantes, professores e técnicos administrativos em Educação).

Para Marcos Nunes Sampaio, 17 anos, estudante do curso de Agropecuária do Campus Caxias, é importante participar do processo. “É um momento democrático, em que pudemos ouvir as propostas de todos os candidatos e, agora, iremos escolher quem irá conduzir a instituição nos próximos quatro anos”, ressaltou.

Professor Gilson Rodrigues votou em Santa Catarina, onde está cursando doutorado, pelo sistema Hellios Voting

“Eu não poderia deixar de participar desse momento, por ser extremamente importante para o IFMA, pelos desafios e complexidade dessa instituição centenária”, ponderou Gilson Rodrigues, professor da área de planejamento e gestão que está cursando doutorado em Santa Catarina.

“Espero que os eleitos honrem a confiança que estamos depositando neles e que a instituição possa se desenvolver cada vez mais, sem esquecer do seu principal objetivo que é atender a sociedade”, ponderou Roberta Muniz, assistente em Administração do Campus Monte Castelo. “Espero que prevaleça a democracia e que o candidato eleito possa atuar com o apoio da comunidade para o desenvolvimento do Maranhão e para a plena capacitação dos estudantes do IFMA”, assinalou Cleyber Moura da Silva, técnico em Mecânica no mesmo campus.

“Esta é minha primeira eleição como servidor do IFMA e prevejo um quadriênio de grandes conquistas, não só dos eleitos diretores e reitor, mas de toda a comunidade”, avaliou João Diniz,  professor da area da Computação do Campus Grajaú.

Domingos Porto, editor de videotape, votou nas dependências do Centro de Referência Tecnológica

Como votar ?

Para acessar o terminal de votação, o servidor ou aluno deverá utilizar suas credenciais institucionais, que são o login (matrícula) e a senha do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) ou Q-Acadêmico. Por conta do distanciamento social, os estudantes e servidores podem votar de casa. No entanto, os campi, polos de educação a distância e a Reitoria estão disponibilizando terminais de votação para uso presencial, a como forma de garantir o amplo acesso de todos os eleitores à votação.

Assista ao tutorial em vídeo

Baixe o Manual do Eleitor

Candidatos

Quatro candidatos disputam o cargo de reitor e 54 candidatos concorrem ao cargo de diretor-geral em 26 campi do IFMA: Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Para conhecê-los, acesse os links abaixo:

Candidatos a reitor do IFMA

Candidatos a direção-geral dos campi

Para obter orientações para a votação, clique aqui.