Página Inicial > Notícias > Especialização em Arte, Mídia e Educação promove I Colóquio on-line

Especialização em Arte, Mídia e Educação promove I Colóquio on-line

O evento traz o tema “Contatos em tempos de distanciamento” e acontece, de forma remota, entre os dias 21 de agosto e 12 de setembro. Palestras, oficinas e minicursos confirmados na programação.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus.
  • publicado 20/08/2020 14h58
  • última modificação 20/08/2020 15h20

O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Arte, Mídia e Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), vinculado ao Campus São Luís – Centro Histórico, realizará, de forma remota, no período de 21 de agosto a 12 de setembro de 2020, o I Colóquio de Arte, Mídia e Educação, com o tema “Contatos em tempos de distanciamento”.

O evento, que é gratuito e será transmitido simultaneamente pela plataforma Google Meet e na página do evento no Facebook, tem como objetivo promover debates acerca das aproximações entre os eixos arte, mídia e educação em meio ao cenário pandêmico que a sociedade vivencia atualmente.

Para participar, acesse a plataforma do colóquio.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Arte, Mídia e Educação, professor Diêgo Jorge Lobato Ferreira, os três eixos que compõem o evento estão atravessados pela ideia do contato. “O projeto surgiu coletivamente, com a colaboração dos discentes da pós-graduação e busca discutir o modo como as mídias digitais auxiliam no processo de ensino aprendizagem frente às novas propostas educacionais, estimulando contatos entre professores, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil. O I Colóquio de Arte, Mídia e Educação também propõe um espaço de trocas e aprendizagem no qual seja possível refletir coletivamente sobre temas relevantes antes, durante e após esses tempos de distanciamento social para o campo da arte-educação”, informou o coordenador.

O representante acadêmico da turma de especialização e um dos organizadores do evento, Jocy Meneses dos Santos Junior, ressalta que o evento foi construído a muitas mãos. “A realização do colóquio só foi possível devido ao engajamento de discentes e docentes do curso de Especialização em Arte, Mídia e Educação e da Licenciatura em Artes Visuais do IFMA – Campus Centro Histórico, ao apoio institucional da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) e do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPI). A comissão organizadora está empolgada para os contatos que serão proporcionados pelo evento, cuja programação contará com palestras e oficinas de ministrantes vinculados tanto ao IFMA e quanto a outras Instituições de Ensino Superior de diversas partes do Brasil e com minicursos ofertados pelos professores e alunos de nosso curso, dando visibilidade à nossa produção acadêmica”, enfatizou.

Saiba mais

Outras informações podem ser obtidas pelo site do I Colóquio em Arte, Mídia e Educação e nas páginas do evento nas redes sociais Instagram ou Facebook.

Confira a programação:

21 de agosto de 2020. 15h.
Palestra: “A potência criativa no/do meio digital”
Profª. Drª. Maria Cristina Villanova Biasuz

25 e 27 de agosto de 2020. 15h.
Oficina: “Cinema e educação: o audiovisual como prática dinâmica no processo de recepção/realização cinematográfica nos espaços de ensino-aprendizagem”
Prof. Esp. Inácio Araújo Costa Junior e Prof. Me. LeideAna Oliveira Caldas

26 de agosto de 2020. 17h.
Palestra: “Formação do artista: a importância da pesquisa para circulação e produção artística”
Profª. Drª. Darli Pereira Nuza

31 de agosto e 03 de setembro de 2020. 15h.
Oficina: “Montagens e atritos de tempos no fotolivro e livros de artistas”
Me. Josenilma Aranha Dantas

01 de setembro de 2020. 18h.
Oficina: “Sinais cinematográficos, trilhas pedagógicas: o cinema e ensino”
Prof. Dr. Gilberto Freire de Santana

02 de setembro de 2020. 15h.
Palestra: “Arte e mídia: uma introdução à educação da cultura visual”
Prof. Dr. Pablo Petit Passos Sérvio

07 de setembro de 2020. 15h.
Minicurso: “O currículo da arte como viés transdisciplinar para a lectoescrita na EJA”
Esp. Conceição de Maria de Oliveira Souza

08 de setembro de 2020. 15h.
Minicurso: “Fotografias despedaçadas: ressignificações das poéticas visuais em Rosana Paulino”
Joseane Aranha Dantas e Me. Mariana da Sulidade

09 de setembro de 2020. 19h30.
Minicurso: “Novas proposições na arte educação: animes como gerador de identificação no ensino médio”
Prof. Me. Renata Silva de Vasconcelos, Prof. Me. Paula Francinete Barros Bezerra e Esp. Anderson Santos Rego Garros Marinho

10 de setembro de 2020. 15h.
Minicurso: “Olhares gendrados sobre as artes visuais: reflexões sobre esteriótipos e violências”
Esp. Jocy Meneses dos Santos Junior e Esp. Jarlisse Nina Beserra da Silva

11 de setembro de 2020. 15h.
Palestra: “Gênero, arte e educação: resistências e novas paisagens do possível”
Profª. Drª. Luciana Gruppelli Loponte

12 de setembro de 2020. 15h.
Palestra: “A imagem de interface: o meio é a mensagem, a massagem ou o microtargeting?”
Prof. Dr. Marcus Ramusyo de Almeida Brasil