Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas ao curso Primeiros passos no Google Classroom
Início do conteúdo da página Notícias

Inscrições abertas ao curso Primeiros passos no Google Classroom

O curso é de fluxo contínuo e tem com público alvo os servidores o IFMA. As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro
  • Cláudio Moraes
  • publicado 20/08/2020 19h07
  • última modificação 20/08/2020 19h15

Imprimir

Estão abertas as inscrições, até 31 de outubro, de servidores do IFMA no curso Primeiros passos no Google Classroom. O curso tem oferta de fluxo contínuo, com carga horária de 40 horas, e deve ser concluído até 31 de dezembro.

Totalmente on-line e gratuito, o curso foi desenvolvidos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de habilidades para utilização da plataforma de ensino Google Classroom. A certificação será emitida por meio do Centro de Formação de Servidores (CFS).

O curso foi concebido numa perspectiva da auto instrucionalidade, com metodologia de ensino 100% virtual e as inscrições devem ser realizadas pelo sistema SUAP, com validação da chefia imediata.

O Google Classroom hoje se apresenta como a ferramenta padrão para desenvolver atividades remotas no IFMA.

Assista ao vídeo com orientações da diretora do Centro de Referência Tecnológica (Certec), Simone Santos.

Veja o tutorial que demonstra como se inscrever e ter acesso ao curso em: https://bit.ly/como-acessar-curso-classroom

 

Trilhas formativas

O curso integra o eixo “Ferramentas Digitais” da trilha formativa que trata das suas abordagens e estratégias de aplicação. A trilha formativa foi instituída pela Portaria IFMA nº 2.656, de 18 de junho de 2020, e regulamenta a capacitação dos servidores de forma a aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem no contexto emergencial e de distanciamento físico.

O documento é oriundo das discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho presidido pela diretora do Certec, Simone Santos, para análise e planejamento de estratégias e processo formativo. Ele foi instituído pela Portaria IFMA nº 1.868, de 20 de maio de 2020, com objetivo de discutir estratégias e implementar ações de formação docente para o desenvolvimento de atividades acadêmicas não presenciais.

O grupo é integrado por 19 servidores, com representações do  Certec, Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e das Diretorias Gerais e de Ensino dos campi.

 

Outros cursos

painel de cursos e materiais da trilha formativa possui, ainda, outras três áreas:

1) Fundamentos para o ensino Remoto, onde são trabalhados os conceitos mais básicos do ensino a distância;

2) Produção de Mídias Digitais, com uma abordagem mais instrumental (como fazer vídeo-aulas, por exemplo), rede de repositórios e noções de direitos autorais;

4) Planejamento e Avaliação, onde são apresentadas situações que possibilitem  ao professor pensar como se dá o planejamento dele dentro desse contexto de ensino remoto.

Fim do conteúdo da página