Página Inicial > Notícias > Colégio de Dirigentes discute regulamento de licença para capacitação

Colégio de Dirigentes discute regulamento de licença para capacitação

Na reunião, também foi apresentado o edital para instalação de novas unidades da Fábrica de Inovação nos campi.
  • publicado 01/09/2020 12h01
  • última modificação 01/09/2020 12h01

Na segunda-feira (31 de agosto), foi realizada por webconferência a 106ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Coldir) do IFMA. Na reunião, que teve a presença do reitor, pró-reitores, diretores-gerais dos campi e diretores sistêmicos, foram discutidas as seguintes pautas: Normas de afastamento para licença capacitação dos servidores; e Instalação de novas unidades da Fábrica de Inovação nos campi do IFMA.

Na abertura dos trabalhos, o reitor e presidente do Coldir, Roberto Brandão, falou sobre o processo de consulta à comunidade escolar para escolha de reitor e diretores-gerais de 26 campi do Instituto, realizado no dia 12 de agosto. Roberto Brandão parabenizou o reitor eleito, Carlos Cesar Teixeira, e os 26 diretores-gerais. “Parabéns aos eleitos pela comunidade do IFMA. Em breve, o novo reitor e os novos diretores vão assumir a condução desse projeto de levar educação de qualidade a toda a população maranhense!”. O reitor informou ainda que o resultado do processo eleitoral foi protocolado no Ministério da Educação (MEC) e que, após o trâmite interno na pasta, ele será enviado para a Casa Civil, órgão vinculado à Presidência da República e que também trata da nomeação de dirigentes das instituições federais de ensino.

Confira as pautas discutidas na reunião

Normas de afastamento para licença capacitação de servidores

A licença para capacitação é um direito garantido aos servidores públicos federais para, após cada quinquênio (5 anos de efetivo exercício no serviço público), afastarem-se do exercício do cargo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação pessoal, no interesse da Administração. No ano passado, o Decreto nº 9991/2019 alterou as regras da licença capacitação e passou a exigir sua regulamentação pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

O IFMA elaborou uma minuta que regulamenta o tema e o texto foi discutido inicialmente pelo Colégio de Dirigentes e, em seguida, submetido à consulta pública no período de 27 de abril a 08 de maio. Após as contribuições da comunidade, a nova proposta de regulamento foi apresentada ao Coldir pela coordenadora da Comissão Central de Elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) de Atualização de Atos Normativos do IFMA, Clarisse Medeiros. Os dirigentes discutiram a proposta e apresentaram novas sugestões ao texto, que agora segue para análise da Procuradoria Jurídica (Projur) e, posteriormente, para apreciação do Conselho Superior (Consup).

Novas unidades da Fábrica de Inovação

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) está selecionando propostas para instalação de novas unidades da Fábrica de Inovação nos campi. De acordo com o Edital nº 111/2020, a submissão deve ser feita pelo coordenador da proposta via SUAP até o dia 30 de setembro.

A Fábrica de Inovação é um dos 21 projetos estratégicos do IFMA e visa a prestação de serviços inovadores para a comunidade, por meio do levantamento de problemas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) reais e da aplicação de técnicas científicas para a solução tecnológica desses problemas. Entre os principais serviços, o projeto oferece consultoria em Design Thinking, execução de projetos de PD&I, Fábrica de software e ofertas de cursos em metodologias e tecnologias. O IFMA já conta com três unidades da Fábrica em funcionamento, nos campi Bacabal, Caxias e São Luís – Monte Castelo, e mais duas em construção, nos campi Açailândia e Santa Inês.

A pauta foi apresentada pelo chefe do Departamento de Inovação do IFMA, Daniel Lima.