Página Inicial > Notícias > IFMA lança concurso cultural para promover ações de valorização da vida

IFMA lança concurso cultural para promover ações de valorização da vida

Inscrições seguem abertas até 27 de setembro. Podem participar estudantes e servidores ativos e inativos.
  • publicado 18/09/2020 10h08
  • última modificação 18/09/2020 10h45

A Diretoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, nesta sexta-feira (18.09), regulamento ao 1º Concurso Cultural Saúde Mental Importa. A iniciativa tem por objetivo promover reflexões sobre a importância do cuidado com a saúde mental e da valorização da vida. Podem participar do Concurso Cultural estudantes de todos os cursos e modalidades (presencial e EaD) regularmente matriculados e servidores ativos e inativos do IFMA.  As inscrições já estão abertas, seguem até o dia 27 de setembro e devem ser realizadas com o envio de formulário de inscrição e termo de cessão de imagem para o endereço [email protected].

Acesse aqui o regulamento, ficha de inscrição e o termo de cessão de imagem

A Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 10 de Setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e durante o mês de setembro a DAE/PROEN tem promovido ações de capacitação e prevenção. “O suicídio já é considerado um problema de saúde pública e, frente a este cenário, é importante que cada pessoa e cada instituição faça sua parte. Mais do que debater sobre o suicídio, o mês de Setembro é destinado às ações com foco na valorização da vida. É um momento de discutir estratégias de promoção de saúde mental e romper com muitos pré-conceitos que ainda existem sobre essa temática”, explica a Assistente Social Dayse Rocha, Diretora de Assuntos Estudantis do IFMA.

Já a Psicóloga Renata Trovão, que também integra a equipe da DAE, destaca a importância das ampliação das ações dentro do ambiente acadêmico. “Dentro da escola esse debate vem sendo fortalecido a cada ano. Todos que compõem a comunidade são atores importantes na transformação do ambiente escolar em um espaço saudável e que propicie o desenvolvimento integral dos estudantes”, observa.

No IFMA, em 2018, foi implantado o Plano Institucional de Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio. As ações que compõem seu escopo têm como objetivos principais sensibilizar e capacitar a comunidade acadêmica.  “As ações de promoção da saúde mental são realizadas durante o ano e no Setembro Amarelo, elas são intensificadas. Em especial durante este ano de 2020, em que estamos atravessando um período de pandemia que trouxe tantas mudanças nas nossas vidas e gerou grande sofrimento psíquico em grande parte da população, é fundamental que todos se engajem nesse debate”, destaca Renata Trovão.

Categorias e Premiação do Concurso Cultural

O Concurso Cultural Saúde Mental Importa será dividido em três categorias: música, artes visuais e linguagem literária. Serão premiados  com kits personalizados da campanha os três primeiros colocados entre os estudantes  e também o primeiro classificado entre os servidores, conforme categoria e pontuação obtida.

Resultado final

A divulgação dos premiados ocorrerá em live com a equipe da DAE/PROEN e que será transmitida pela TV IFMA no dia 30 de setembro, a partir das 18h.