Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Barra do Corda promove evento sobre protagonismo da pessoa surda
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Barra do Corda promove evento sobre protagonismo da pessoa surda

Inscrições são gratuitas e vão até o dia 29 de setembro. Evento será transmitido no dia 30.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 25/09/2020 12h12
  • última modificação 25/09/2020 12h12

Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda, por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE),  promoverá no dia 30 de setembro o evento “Um olhar sobre o protagonismo e empoderamento do sujeito surdo” em alusão  ao mês de conquistas da comunidade surda, dentre elas o Dia nacional do surdo, e com o intuito de oferecer à comunidade surda cordina e aos profissionais que atuam na área da educação especial com foco na surdez um espaço para reflexões e questionamentos acerca de novas metodologias para a educação de crianças surdas e também apresentar casos de êxito educacional através de relatos de experiências de convidados e palestrantes.

O evento ocorrerá virtualmente e será transmitido pelo canal do Campus Barra do Corda no YouTube. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 29 de setembro no site do evento.

 

Dia nacional do surdo

Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve.

Uma das principais conquistas da pessoa com deficiência auditiva ao longo dos anos foi o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

O dia 26 de setembro foi escolhido como Dia nacional de surdo, uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é denominada como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A data foi instituída pela Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

Fim do conteúdo da página