Página Inicial > Notícias > Campi do IFMA recebem kits de prevenção contra COVID-19

Campi do IFMA recebem kits de prevenção contra COVID-19

Ação faz parte das medidas adotadas pelo Instituto para o enfrentamento à pandemia da COVID-19 em suas unidades e na comunidade
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 30/09/2020 09h34
  • última modificação 30/09/2020 09h35

Como parte das medidas de enfrentamento à disseminação da COVID-19 em suas instalações e entre a comunidade, o IFMA vem distribuindo kits de prevenção aos campi espalhados em várias regiões do Maranhão. As ações vêm sendo coordenadas pela Pró-reitoria de Administração (PROAD).

“É muito importante estabelecer protocolos de prevenção à transmissão (da COVID-19) nas unidades do IFMA”, disse o pró-reitor Washington Conceição aos diretores-gerais reunidos na sexta-feira (25), durante a última reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (COLDIR). Segundo ele, Na ocasião, o gestor informou que outra medida preventiva tinha sido a higienização do auditório da Reitoria, para receber o encontro do órgão colegiado.

Além do material de uso, como luvas e máscaras, o kit é composto de recursos (cartazes, banners e cartilhas) para a conscientização e esclarecimento dos usuários dos campi, relacionadas tanto aos hábitos e comportamentos (uso de máscara de proteção e álcool em gel, lavagem regular das mãos, dentre outros) a serem adotados individualmente a fim de prevenir o contágio da doença, como aos protocolos (como a distância mínima entre as pessoas, ou o descarte adequado de máscaras) que servidores, alunos e comunidade devem seguir nos ambientes de circulação comum.

A proposta da distribuição dos kits é que os campi se organizem para o retorno presencial das atividades administrativas e acadêmicas, ainda sem previsão de volta definitiva à normalidade.

Sanitização

Durante a reunião do COLDIR, Humberto Arruda, da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI), comunicou aos dirigentes que o IFMA iniciou o processo de sanitização das instalações dos campi. Ele informou que o Instituto planeja com a empresa contratada para prestar o serviço um cronograma de visita às unidades, a fim de definir a logística para atender a todas as unidades. Para otimizar o planejamento do trabalho, Humberto Arruda recomendou que os diretores-gerais enviassem à pró-reitoria a relação dos espaços prioritários.