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Servidora do IFMA lança livro sobre linguagem, diálogo e discurso

Com selo da paranaense Atenas Editora, a obra conta com 22 artigos de pesquisadores de todo o país
  • Cláudio Moraes
  • publicado 30/09/2020 17h10
  • última modificação 30/09/2020 17h19

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Vinte e dois artigos integram o livro “Argumentação e Linguagem 3”, organizado pela servidora do  Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Pró-reitoria de Ensino, Denilra Mendes Ferreira.

 

Com selo da paranaense Atenas Editora, o trabalho foi realizado em conjunto com Marcelo Máximo Purificação, professor do Centro Universitário de Mineiros (GO) e Katielly Vila Verde Araújo Soares, pedagoga do Centro de Educação Superior de Inhumas (GO).

 

A obra apresenta trabalhos de investigadores dos institutos federais de Pernambuco (IFPE), Mato Grosso (IFMT), Mato Grosso do Sul (IFMTS), Amapá (IFAP), norte de Minas (IFNMG), universidades federais de Mato Grosso do Sul (UFMS), Minas Gerais (UFMG), região do ABC paulista (UFABC), Ouro Preto (UFOP), Rio Grande do Norte (UFRN), Pernambuco (UFPE), Bahia (UFBA), universidades estaduais da Bahia (UNEB), São Paulo (USP), Minas Gerais (UEMG), Paraíba (UEPB), universidades católicas de São Paulo (PUC/SP) e Pernambuco (UNICAP), além da Universidade São Francisco (USF) e da Faculdade Estácio do Amazonas.

 

Tendo como elemento condutor a linguagem, diálogo e discurso, a obra aborda questões relativas a religião, formação do leitor, meio ambiente, inclusão, alfabetização, persuasão, argumentação, construto identitário, suicídio, booktubers, voyeurismo, práticas de autoria, espiritualidade, gramática movimental e imagem feminina em cargos de poder, dentre outros temas relacionados ao desenvolvimento das relações humanas e sociais.

 

Apontada por Denilra Ferreira como diversa e plural, a obra tem como palavras-chave: ‘Análise literária’, ‘Argumentação’, ‘Atividade Investigativa’, ‘Autocomunicação’, ‘Conhecimentos Linguísticos’, ‘Discurso’, ‘Ensino’, ‘Escrita Proficiente’, ‘Formação de Leitores’, ‘Gramática’, ‘Leitura’, ‘Letramento’, ‘Léxico’, ‘Metáfora’, ‘Mídia’, ‘Narrador’, ‘Persuasão’, ‘Produção Textual’, ‘Retórica’, ‘Semiologia’, ‘Semiótica’,

 

Para acessar o livro, clique no link.

 

Sobre os autores:

Denilra Mendes Ferreira

Mestranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. Possui graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional. Formação na área de Educação do Campo; Educação Inclusiva, Elaboração de projeto para o atendimento às pessoas como necessidades educacionais específicas e Formação continuada de professores na área de necessidades especificas (visual, surdez, superdotação/altas habilidade e transtornos específicos e diagnóstico psicopedagógico).

 

 

 

Katielly Vila Verde Araújo Soares

Mestranda em Educação PPGE-FacMais. Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás. Graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás. Graduação em Pedagogia pelo Instituto Wallon. É coordenadora pedagógica do curso de Pedagogia da FacMais; Assessora Técnica Educacional do PPGE e Regulação na Faculdade de Inhumas FacMais e docente da disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Experiência docente em Língua Portuguesa, Linguagens e Mediações Tecnológicas na Educação, Filosofia da Educação, e Cultura, Currículo e Programas, na Faculdade de Inhumas FacMais. Educação Arte e Cultura, Literatura Infantil, Língua Portuguesa IV, Trabalho Acadêmico e Linguagens, TCC I e Língua Inglesa na Universidade Estadual de Goiás.

 

Marcelo Máximo Purificação

Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Pós-doutorando em Formação de professores, Identidade e Gênero pelo Instituto Politécnico da Escola Superior de Educação de Coimbra.  Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/Goiás. Doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Doutorando em Educação pela ULBRA. Mestre em Teologia: Educação Comunitária Infância e Juventude pelas Faculdades EST. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás; Licenciado em Pedagogia pelo Instinto de Ciências Humanas e Sociais. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira. É professor da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior, professor da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Faculdade de Inhumas FACMAIS; no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Fundação Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia. Experiência na área da Educação atuando no eixo da Diversidade. Pesquisador na área de Processos Educativos (Formação de Professores, Políticas Educacionais, Currículo, Desenvolvimento Profissional, Ensino e Tecnologia) e Estudos Culturais (Identidade, Representação, Gênero, Violência, Negritude, Religiosidade e Cultura.)

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