Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA integra programação do Festival das Tulhas 2020
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA integra programação do Festival das Tulhas 2020

Evento irá valorizar toda a cadeia produtiva na arte de cozinhar, do artesanato ao empreendimento turístico. Edição será totalmente online.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do Sebrae/MA do campus São José de Ribamar
  • publicado 07/10/2020 12h08
  • última modificação 07/10/2020 12h12

Imprimir
A combinação do tempero, frutos do mar, frutas e outros elementos da gastronomia maranhense, com a sua base da cultura tradicional indígena, africana e europeia, são fontes de inspiração para as Grandes Descobertas da 4ª Edição do Festival das Tulhas. O evento – que ocorrerá virtualmente pelo Instagram e Youtube do evento, de 13 a 15 de outubro, das 9h às 21h – será realizado pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários (AMAC), em parceria com os mais conceituados representantes dos setores público e privado do Estado do Maranhão.

Com a participação de chefs do Maranhão e de todo o Brasil, de renome nacional e internacional, o Festival contará ainda entre os 120 convidados, com sommeliers, mixologistas, mestre cervejeiro, professores, pesquisadores, técnicos, empresários do ramo gastronômico, de bebidas, de cerimonial, alunos, jornalistas, designers, artesãos, representantes de instituições do Turismo, do poder público e de ensino.

Troca de conhecimento e experiências, criação de redes de relacionamento entres pessoas, empresas e instituições através da cultura gastronômica, promovendo o que é do Maranhão e apresentando tecnologias da produção de alimentos. Esse é o propósito desta iniciativa já consolidada no calendário do estado, voltada a um variado público – que vai de organizações, produtores, estudantes e pesquisadores das cadeias produtivas da cultura da gastronomia, até profissionais da agricultura, da culinária, do turismo e da comunicação e toda comunidade interessada.

Alunas do curso técnico em Cozinha do IFMA Maracanã apresentaram no Festival o prato idealizado no projeto “Memórias e Sabores”

O Festival das Tulhas 2020 pretende aguçar as memórias afetivas dos participantes, do sabor, do cheiro, da troca de calor humano (mesmo em tempos de distanciamento social). É o que promete Júnior Ayoub, idealizador e coordenador do evento, membro da AMAC. “Contaremos a história que cada um de nós tem construído a cada dia. Dividiremos, com todos, nossas experiências, vivências, seja nos Mercados do Mundo, na Cozinha, no Balcão do Bar, colocando Água na Brasa ou a Mão na Massa, sempre exercendo a Arte de Receber Bem, Harmonizando, Ao Vivo e em cores, gravado em Vídeos, Áudios ou Textos e até mesmo com Fotos, Músicas e Danças. Deixando nosso Estado no Mapa”, descreve poeticamente a programação o chef Júnior Ayoub.

 

Participação do IFMA

O IFMA será representado pelas professoras e pesquisadoras Izabel Funo e Graziela Suzuki, do Campus São Luís – Maracanã, e Bruna Elizama Rocha, do Campus São José de Ribamar. As três professoras participam do festival desde o ano passado. Na última edição do Festival Mercado das Tulhas, que aconteceu em 2019, o Núcleo de Maricultura do IFMA Campus Maracanã (Numar) participou mostrando resultados de pesquisa e extensão que desenvolve em comunidades marisqueiras do litoral maranhense.

Neste ano, o Numar participará novamente apresentando o projeto Sementes da Maré. O projeto, coordenado pela professora Izabel Funo, envolve os moluscos bivalves (aqueles que possuem uma concha com duas metades), desde a sua captura realizada pelas comunidades marisqueiras até o seu preparo na cozinha. Durante a realização do projeto são realizadas oficinas de difusão tecnológica, abordando o cultivo de moluscos bivalves e a conservação dos estoques naturais dessas espécies e valorizando a participação das comunidades na construção do conhecimento. Além disso, são realizadas também oficinas gastronômicas, nas quais a professora Izabel e outros chefes de cozinha do Maranhão ensinam as mulheres marisqueiras a elaborarem pratos inovadores utilizando como ingrediente principal os mariscos que elas já conhecem.

Experiências gastronômicas do Maracanã serão levadas ao Festival Mercado das Tulhas através do projeto Memórias Afetivas, coordenado pela professora Graziela Suzuki. Nos últimos anos, o curso técnico em Cozinha do Campus Maracanã tem sido parceiro do Festival. E esse ano não poderia ser diferente. Com o tema Grandes Descobertas, o curso vai apresentar um dos preparos desenvolvidos no projeto. A aluna Nathália Santos apresentará o prato “Sabores da Minha Terra Maranhão”, e podemos afirmar que, para os nossos alunos, a cada novo prato e sabor desenvolvido através da criatividade, eles e nós somos surpreendidos por grandes descobertas.

Os parceiros do projeto Memórias Afetivas também vão contar suas experiências no Festival. As professoras Liana Libo e Antônia Macedo, do curso técnico em Cozinha, vão falar das suas experiências no projeto. A professora Bruna Elizama vai falar da sua descoberta em participar do projeto dando o enfoque empreendedor aos alunos. Já as ex-alunas Tâmara Sousa, Loide Ester e Nathália Santos, que participaram de edições diferentes do projeto, vão compartilhar as vivências que tiveram no Memórias Afetivas. Nossa grande descoberta é a emoção e sentimentos que são apresentados pelos alunos.

A professora Bruna Elizama, que também representa o projeto Coworking IFMA, vai participar dos três dias de programação mediando lives sobre a temática Empreendedorismo. Com o objetivo de integração e trocas de experiência de toda cadeia produtiva, dos roteiros turísticos e produtos gastronômicos ao empreendedor local, as lives vão contar as histórias de empresários do turismo e economia criativa que foram capacitados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Maranhão (Sebrae – MA), parceiro do festival.

 

13/10

Tema: Banquete De Palavras: Empreendedorismo que transforma: Gastronomia, turismo e cultura do Maranhão

Horário: 19h às 20h

Mediadora: Professora Bruna Elizama

Convidados: Leo Junior, da Jânio Tour Receptivo (Raposa – MA) e Rafael Sousa, da Fazenda Caruma, fabricante da Farinha Biriba (Pinheiro – MA)

 

14/10

Tema: Banquete De Palavras: Empreendedorismo que transforma: Gastronomia, turismo e cultura do Maranhão

Horário: 19h às 20h

Mediadora: Professora Bruna Elizama

Convidados: Metuzael Lisboa Aguiar, do Restaurante Pôr do Sol (Raposa – MA) e Luís Walter Bastos Muniz, coordenador estadual de Turismo e Cultura no Sebrae – MA

 

Para Luis Walter Bastos Muniz, a integração de instituições como IFMA só fortalece a cadeia produtiva e parcerias de projetos para desenvolvimento do Estado.

As informações sobre o Festival das Tulhas 2020 podem ser acompanhadas pela página do evento no Instagram ou no canal do YouTube.

Fim do conteúdo da página