Página Inicial > Notícias > Aulas remotas no IFMA: estudantes e professores devem definir uso de imagem e voz

Termo de uso está disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP)
  • Cláudio Moraes
  • publicado 14/10/2020 21h51
  • última modificação 15/10/2020 10h09

A realização de atividades pedagógicas não presenciais em cursos presenciais de nível médio, graduação e pós-graduação, no âmbito do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), está regulamentada desde junho deste ano pela Portaria nº 2.618/2020, com a redação atualizada, em outubro, pela Portaria nº 4.661/2020.

Assim, já está disponível, para estudantes e professores, no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), formulário para a definição do uso de imagem e voz nas atividades realizadas com mediação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em tempo real (ou não), como videoaulas e podcasts.

Tal deliberação sobre o uso de imagem, no IFMA, foi regulamentada pela Nota Orientativa nº 01/2020, assinada pela presidente do Grupo de Trabalho para Planejamento de Estratégias e Processo Formativo para Produção de Conteúdo Digital, professora Simone Santos, e pelo presidente do Comitê Central de Crise para Enfrentamento do Coronavírus, professor Agenor Almeida Filho.

“No caso de concessão da autorização, o uso da imagem ou voz só poderá se dar no âmbito institucional, por pessoas autorizadas”, ressaltou Simone Santos. No caso do estudante menor de idade, o termo deve ser assinado pelo responsável.

Confira os vídeos com as orientações e com o tutorial para acesso e assinatura dos termos pelos professores e estudantes.

ORIENTAÇÃO AOS ESTUDANTES

ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES