Página Inicial > Notícias > Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais com inscrições abertas para segunda etapa

Em sua terceira edição este ano, o OMIF está sendo realizada 100% online. Inscrições são gratuitas.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do IF Sul de Minas
  • publicado 26/10/2020 15h35
  • última modificação 26/10/2020 15h40

A primeira fase da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF 2020) foi realizada no domingo, 25 de outubro, e contou com a participação de cerca de 5350 alunos, de 285 campi da rede. Esses estudantes fizeram a prova que continha 15 questões com 5 alternativas cada, que foram elaboradas por professores da Rede Federal Brasileira.

Agora têm início as inscrições para a segunda etapa da OMIF 2020, que são gratuitas, e podem ser realizadas pelo link: www.even3.com.br/omif2020 .

A 2ª fase será realizada nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2020, totalmente on-line. Nesse mesmo link, o participante também pode conferir a programação das atividades da segunda etapa da OMIF 2020.

Excepcionalmente, em 2020, não haverá prova de 2ª fase devido a pandemia da COVID-19, no entanto a OMIF promoverá um encontro online de alunos e professores para realização de palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos e dinâmicas, atividades culturais e para a cerimônia de entrega das premiações dos alunos vencedores da Olimpíada.

Ao final dessa segunda fase, os alunos que participaram da 1ª fase serão ranqueados conforme suas notas, e serão concedidos certificados em formato digital referentes à premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

Essa está sendo uma edição histórica porque pela primeira vez, desde o início da Olimpíada em 2017, ela foi realizada totalmente on-line, com apoio de professores-coordenadores cadastrados como responsáveis por cada campi de todo o Brasil.

Segundo um dos idealizadores e organizador da Olimpíada, Prof. Dr. Renato Machado Pereira, “muitas adaptações foram necessárias para estabelecer uma OMIF 2020 dentro do cenário atual (pandemia de Covid-19). Construímos, então, uma olimpíada completamente remota, mas que carregasse em si características do projeto inicial, e que pudesse ser acessível para todos os estudantes do país”.

Para saber mais: https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/