Página Inicial > Notícias > CONSUP aprova criação de planos de novos cursos técnicos e superior

CONSUP aprova criação de planos de novos cursos técnicos e superior

57ª Reunião do Conselho Superior do IFMA ocorreu no auditório da Reitoria, no dia 27 de outubro.
  • publicado 03/11/2020 00h29
  • última modificação 03/11/2020 00h39

Foi realizada no dia 27 de outubro, no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a 57ª reunião ordinária do Conselho Superior (CONSUP) do IFMA. Os destaques da reunião ficaram por conta da aprovação pejo conselho da criação dos planos de novos cursos técnicos em Comércio integrado EJA, no Campus Presidente Dutra, Agropecuária integrado EJA, no Campus São Luís – Maracanã, Meio Ambiente e Petroquímica concomitante no Campus Zé Doca, Comércio subsequente, em Viana e Informática, em Araioses. Nos cursos superiores, foi aprovada a criação do curso superior em Gestão Ambiental no Campus pinheiro.

O Reitor do IFMA, e presidente do conselho, Roberto Brandão, abriu a reunião dando posse aos novos membros do conselho e realizando a homologação ad referendum do Plano de Integridade do IFMA, alteração da política de assistência ao educando “inclusão digital”, FCC nível técnico e relatório institucional do Programa de Educação Tutorial (PET). “Estamos num momento de transição, e optamos por fazer esta última reunião da nossa gestão de forma presencial. Adotamos todas as medidas para estarmos aqui com segurança neste momento”, ponderou o presidente do conselho.

Além da aprovação do planos dos novos cursos, foram aprovadas a reformulação dos cursos técnico em Alimentos concomitante EJA, do Campus São Luís – Maracanã, Edificações integrado do campus Imperatriz e Administração integrado, em Araioses. A reformulação do cursos superior de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Codó não foi aprovada na votação do conselho. Em seguida, foi apresentado e aprovado o estatuído da AUDINT, buscando realizar uma atividade objetiva e independente, voltada para agregar valor à instituição.

Também foi colocado em pauta o regulamento do programa de Aprimoramento discente, do qual foi retirado o item 5 dos requisitos para ingresso do aluno, que exigia ao aluno não ter cumprido medida disciplinar no ano letivo vigente, e alterado o item 2, que exigia o cumprimento de 50% da carga horária do curso, passando a ser exigido o cumprimento de um semestre letivo. Por fim, foi apresentado o Projeto Político Institucional (PPI)  atualizado (inclusos itens de política de pós-graduação lato e stricto sensu, política editorial e diretrizes de internacionalização, e atualizados os itens política de ensino, política de educação a distância e política de atendimento ao discente), e a política de ações afirmativas da pós-graduação do IFMA, aprovados em votação. Também foram alterados os regimes de trabalho dos servidores Rosa Lima Vasconcelos Coelho Duailibe e Willanickson Jackssemuller Santos lago.

Assunto(s): Consup , IFMA , Novos cursos